Direção do Novo Hamburgo estuda pleitear na FGF a participação na Copinha

Dupla Bra-Pel de olho

Direção do Novo Hamburgo estuda pleitear na FGF a participação na Copinha

Anilado não se inscreveu na competição no congresso técnico, mas mudou de ideia após acesso

Por

Atualizado quinta-feira,
21 de Agosto de 2025 às 13:57

Direção do Novo Hamburgo estuda pleitear na FGF a participação na Copinha
Anilado garantiu no último domingo uma vaga no Gauchão de 2026 (Foto: Jefferson Couto - ECNH)

A direção do Novo Hamburgo mudou de ideia em relação à participação do clube na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann após conquistar o acesso para o Campeonato Gaúcho. A questão é que o congresso técnico da competição ocorreu dia 1º de agosto, onde foram definidos os times participantes e o formato de disputa.

De acordo com o diretor executivo do Anilado, Luís Fernando Hannecker, a diretoria estuda enviar um ofício para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) requisitando a participação na Copinha. Outra possibilidade seria substituindo o Aimoré, mantendo o formato e a quantidade de participantes definidos no congresso. A direção do Índio Capilé fará uma reunião ainda nesta quinta-feira que deve definir o futuro do clube.

“Custo muito alto fazer futebol. A receita é pequena na Série A, na Divisão de Acesso ela não existe. A gente está tentando fazer cálculos e depois tentar viabilizar uma participação na Copa da FGF caso à Federação permita. É importante manter a sequência da comissão, de alguns jogadores que a gente entende que possa contribuir no Estadual”, disse Hannecker na Rádio Pelotense.

Faltando menos de um mês para iniciar a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, o Novo Hamburgo está  focado na disputa do título da Série A-2 diante do Inter-SM. O primeiro jogo será neste domingo, às 18h, no estádio do Vale.

Com a vaga no Gauchão 2026 garantida, o dirigente garante que o Novo Hamburgo entrará na Copinha pensando apenas no título, até para ter um calendário nacional logo na temporada de volta à elite estadual.

Permanência de Rogério Zimmermann

O Novo Hamburgo iniciou a Divisão de Acesso com Daniel Franco de técnico. O trabalho não deu certo e durante a primeira fase chegou Marcelo Caranhato. Poucos jogos depois, o treinador deixou o clube por uma proposta na Série D. Então Rogério Zimmermann chegou no estádio do Vale e a equipe reagiu na competição até garantir o acesso.

“Nós crescemos com a presença do Rogério, ele se envolve em todas as questões. Eu tento fazer a minha parte em deixar ele a vontade para fazer o que ele gosta que é treinar e ter esse controle sobre os atletas, de uma forma diferente, mas que funciona sempre. O grupo abraçou essa ideia, fomos crescendo a cada jogo, fomos nos mobilizando”, disse o executivo anilado.

Zimmermann tem contrato apenas até o fim da Divisão de Acesso, ou seja, para apenas mais dois jogos. Hannecker ressalta que um dos objetivos será tentar renovar com o treinador para o restante de 2025 caso consiga disputar a Copinha e para o Gauchão.

“Rogério é um cara que tem mercado, todo mundo conhece a capacidade dele, a importância que ele tem no futebol gaúcho, todas as conquistas, a forma que ele trabalha. Espero caso o Novo Hamburgo prossiga no ano ou na Série A que o Rogério possa estar presente”, completou.

Formato da Copinha

Caso não surja nenhuma novidade, a primeira fase será disputada em turno único entre as nove equipes. Os dois primeiros colocados avançam às semifinais. Em uma espécie de repescagem, o terceiro encara o sexto e o quarto pega o quinto, em jogos de ida e volta, para definir quem encara os líderes nas semifinais.

Os adversários de Brasil e Pelotas serão Aimoré, Esportivo, São José, Gaúcho de Passo Fundo, São Gabriel, Juventude e Internacional. A tabela ainda não foi divulgada.

Confira a entrevista completa com Luís Fernando Hannecker no player abaixo

Acompanhe
nossas
redes sociais