Estudantes de diferentes idades e escolas deram um colorido especial ao Centro Histórico de Pelotas na tarde de ontem. Crianças e adolescentes conheceram algumas das atrações do patrimônio histórico edificado do município, dentro da programação do 12º Dia do Patrimônio.
Entre as escolas que levaram seus alunos até o Centro Histórico estava o Colégio Pelotense. “A gente sempre trabalha a história de Pelotas, mesmo não sendo esse o assunto dos oitavos anos”, falou a professora de História, Érica Lopes de Lima, que estava com as turmas de oitavos anos.
O interesse pela história de Pelotas ganhou um novo entusiasta: Pedro Lucas Porto Lima, 13 anos, aluno do 8º ano do Colégio Pelotense. Ele mantém o perfil no Instagram @lugarespel, dedicado a registrar e compartilhar informações sobre prédios históricos, praças e monumentos da cidade.
A paixão começou a partir da 10ª edição do Dia do Patrimônio, quando Pedro se encantou com as bandeiras que indicavam os locais tombados. Desde então, pesquisa em livros e fontes oficiais, fotografa e publica conteúdos sobre o tema. Orgulhosas, as professoras Érica de Lima e Margaret Meier, de Artes, destacam a dedicação do aluno, que já inspira colegas e familiares a conhecerem e valorizarem o patrimônio cultural pelotense. Dessa visita de ontem, Pedro levou mais uma novidade para seu microblog, o Theatro Sete de Abril. A casa centenária será foco de mais uma publicação do menino. “
Mural na praça
Na praça Coronel Pedro Osório os alunos também puderam ver os artistas Mariana Pouey, Fernanda Moreira, Vinícius Fouchy Moraes Bero e Aloísio, conhecido por Xator, que estão transformando os tapumes da obra dos banheiros públicos em um painel artístico. A obra, que começou ontem, prossegue hoje e será entregue no domingo.
O projeto Arte ao ar livre marca a celebração do Dia do Patrimônio ao desafiar estes artistas a criarem painéis sob o tema desta edição que é Pelotas me pertence. A ação é promovida pela prefeitura em parceria com a Otroporto, SpraysSons, Construtora Zabaleta e Madre Mia.

Pedro com as professoras Margaret e Érica (D) (Foto: Ana Cláudia Dias)
Fernanda Moreira encara seu maior desafio até agora: pintar um mural de 25 metros. A obra, feita principalmente com spray e detalhes em caneta para definir formas menores, é dividida entre cinco artistas, cada um responsável por um trecho de mesmo tamanho. “Nunca tinha pintado algo desse tamanho antes. Estou feliz e satisfeita com o resultado”, afirma Fernanda, que estava criando um quindim, ofertado por mãos que representam diferentes etnias.
Inspirações
Por sua vez, Mariana Pouey, acostumada a retratar rostos, pessoas e animais, a artista decidiu se aventurar por um tema diferente: o patrimônio arquitetônico. Na intervenção no centro da cidade, buscou inspiração em elementos marcantes de Pelotas, como a estátua em homenagem às mães, próxima ao chafariz, e outros prédios históricos.
O grafiteiro pelotense Xator, está entre os artistas que participam da intervenção urbana no centro histórico. No trabalho atual, ele busca inspiração na arquitetura da cidade, especialmente nas platibandas dos prédios antigos, elemento que costuma inserir em suas produções. No projeto, ele também incorpora referências visuais de publicações locais, como o jornal Ato, reforçando a conexão entre arte e identidade urbana.
“Spraysonszinho”
Além dos artistas, as crianças da escola Jeremias Froes também deixaram a marca da criatividade infantil no tapume. Sob a orientação de Bero, mais de 20 pequenos estudantes fizeram desenhos com tinta à base de água.
Esta é uma versão adaptada chamada “Spraysonszinho”. Os alunos preencheram livremente o espaço. O artista Beiro, responsável pela ação, contou que vai finalizar o trabalho das crianças neste fim de semana, acrescentando detalhes e integrando os desenhos infantis ao mural que aborda o tema do Dia do Patrimônio.