Alunos do IF de Rio Grande vão a competição nacional

Shell Eco-marathon

Alunos do IF de Rio Grande vão a competição nacional

Grupo desenvolveu um protótipo de veículo elétrico com foco em economia e vai competir com equipes de todo o Brasil e da América Latina

Por

Alunos do IF de Rio Grande vão a competição nacional
Equipe criada em 2015 por estudantes do IFRS foi vice-campeã da Shell Eco-marathon Brasil em 2022 (Foto: Divulgação)

De 25 a 28 de agosto, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, será palco da Shell Eco-marathon Brasil 2025, e a cidade de Rio Grande estará representada pela Equipe Ifeco, formada por 13 estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Rio Grande. O grupo desenvolveu um protótipo de veículo elétrico com foco em eficiência energética e vai competir com equipes de todo o Brasil e da América Latina.

O capitão da equipe, Igor Alves, formado em Engenharia Mecânica, explicou em entrevista à Rádio Pelotense o objetivo do projeto. “O nosso principal objetivo enquanto equipe, enquanto projeto aqui dentro do instituto, é justamente construir um veículo elétrico para competir no Rio de Janeiro”.

Equipe Ifeco

Criada em 2015 por alunos do curso técnico em Fabricação Mecânica, a Ifeco nasceu como uma iniciativa de iniciação científica para aproximar os estudantes de atividades práticas em ciência e engenharia.

A co-capitã, Cássia Silveira, estudante de Engenharia Mecânica, ajuda a liderar a equipe, que já participou da Shell Eco-marathon Brasil seis vezes, conquistando o 2º lugar em 2022.

Todo o processo de criação do protótipo é realizado pelos alunos, desde o desenho inicial e fabricação das peças até a montagem final. Para a edição deste ano, o veículo está na reta final de construção. Ao longo dos dez anos da história da equipe, já foram desenvolvidos de quatro a cinco modelos diferentes, todos voltados para alcançar o melhor resultado em quilômetros por quilowatt-hora (kWh).

Shell Eco-marathon

A Shell Eco-marathon é uma competição anual patrocinada pela Shell, sendo uma das maiores competições de eficiência energética do mundo, desafiando estudantes a criarem veículos capazes de percorrer a maior distância possível com o menor consumo.
Os protótipos criados podem usar etanol, gasolina, baterias elétricas ou hidrogênio, e são testados na pista durante o evento, que funciona como um grande laboratório de inovação e sustentabilidade.

Como ajudar?

Quem quiser ajudar a equipe a chegar à competição pode contribuir pelo Pix: [email protected].

Contatos pelo Instagram: @ifeco.ifrs.

Acompanhe
nossas
redes sociais