Sete anos depois, o Vila Nova optou por retornar para as competições da Associação Colonial de Pelotas (ACP). A estreia será neste domingo (17) diante do Independente, fora de casa.
Serão quatro jogos no estádio Paulo Weisshahn, em Morro Redondo. A bola rola às 10h30min da manhã pelo Sênior. A categoria Reservas joga a partir das 12h20min. Na sequência, às 14h05min, acontece a partida dos Veteranos. Fechando a programação da primeira rodada, os titulares de ambas as equipes se enfrentam às 15h50min, com 15 minutos de tolerância. O Vila Nova terá equipe feminina nesta temporada, porém não é o caso do Independente.
A equipe do 7º Distrito de Pelotas não disputa uma competição da ACP desde 2018, quando conquistou o título sobre o Índio. Agora de volta, o dirigente Jerônimo Betemps comentou sobre a preparação do clube ao voltar à principal competição de futebol colonial da região.
“Está sendo um pouquinho difícil, estávamos vários anos fora desta liga. É um novo mercado, mas estamos confiantes. Acredito que montamos boas equipes. […] Ansiosos pela estreia, um pouco nervosos, mas tudo vai correr bem”, disse Betemps em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.
Troca de entidade
Até 2024, o Vila Nova vinha disputando as competições da Associação Colonial de Esportes (ACE). Betemps explica a troca de entidade por uma “mudança de ares” após um desgaste na relação com a diretoria da ACE.
“Esse ano resolvemos partir para a ACP, um campeonato bem mais forte, nível mais alto em todas as categorias. Estamos buscando esse novo desafio em 2025”, afirmou o dirigente.
Em relação à estrutura, o estádio Nestor Eliseu Crochemore é considerado um dos de melhor qualidade entre as equipes do futebol colonial. Betemps explica que após a pandemia foi construído um estádio praticamente novo.
“Em termos de estrutura estamos bem servidos. Tem pessoas que cuidam do campo semanalmente. Estamos bem preparados para receber o público da ACP nesta temporada”, destaca.
Montagem do elenco
Com o nível mais alto da ACP, a direção do Vila Nova precisou correr atrás de reforços para o time dos Titulares. No elenco há alguns nomes conhecidos de ex-profissionais como o caso do goleiro Samuel, do volante Felipe Leitzke, ex-Brasil, e do centroavante Maike, ex-Bagé e Farroupilha.
No feminino, Betemps destaca a força da equipe, sendo bicampeã na ACE, além de outros dois vice-campeonatos. O time é treinado por Carlos Alberto, também técnico do Progresso e do Los Brocadores e ex-jogador profissional.
Agenda
1ª rodada
Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares
Domingo (17)
(*) 9h30min | Sanga Funda x Arroio do Padre
estádio dos Eucaliptos, na Sanga Funda
10h30min | Concórdia x Santa Irene
estádio Major Braga, em Cerrito
10h30min | Independente x Vila Nova
estádio Paulo Weissmann, em Morro Redondo
Folga: Marítimo
*Único jogo da rodada na categoria Feminina.