A quarta-feira (13) iniciou com temperaturas mais elevadas que nos últimos dias na Zona Sul do Estado. A quinta onda de frio, que atuava no Sul do Brasil desde a sexta-feira, 8, perde força e, com isso, as máximas sobem para a casa dos 20ºC, com menor declínio nas temperaturas ao longo do dia. Uma nova massa de ar polar chega, ainda hoje, através do extremo sul gaúcho, mas com menor intensidade.
É esperado aumento da nebulosidade a partir do final da manhã na fronteira com o Uruguai, estendendo-se às demais áreas ao longo do dia, com baixa probabilidade de chuvas significativas. Devido à cobertura de nuvens e à mudança dos ventos para o quadrante sul, as temperaturas máximas tendem a apresentar leve declínio, assim como a sensação térmica.
Durante a tarde, a condição será de predomínio de sol com variação de nuvens na maior parte do território gaúcho e tempo mais fechado no Extremo Sul, Campanha e no Sul da Costa Doce, por conta da atuação de uma frente fria oceânica.
Na quinta-feira, 14, a combinação do ar mais frio com o transporte de umidade do oceano, associado a um sistema de alta pressão pós-frontal, mantém elevada a cobertura de nuvens e poderá provocar chuva fraca e isolada.