O Esporte Clube Arroio do Padre está de volta ao campeonato da Associação Colonial de Pelotas (ACP) após três anos de ausência. Na última participação, em 2022, o time foi vice-campeão, perdendo a final para o Cascata. A estreia da equipe, uma das quatro que disputarão a categoria Feminina, além de Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares, será neste domingo, fora de casa, contra o Sanga Funda.
Na categoria principal, a dos Titulares, o técnico Gilmar Bonow vai contar com nomes conhecidos do futebol profissional da região. Entre eles Gustavo Bastos, 42, zagueiro que defendeu a dupla Bra-Pel e clubes como Guarani de Campinas (SP), Vila Nova (GO) e ABC (RN); o meia Nicolas Bonow, que passou pelo Pelotas; e os atacantes Lian, Iago Padilha e Juninho Adam – os dois primeiros ex-Farroupilha e o último também ex-Xavante.
“A gente se preparou desde maio para entrar nesse campeonato. Tivemos convite de outros campeonatos e não aceitamos porque queríamos um campeonato de primeira linha. A gente sabe que é difícil. Já disputamos jogador grande contra times maiores”, disse nesta segunda-feira (11) o tesoureiro do Arroio do Padre, Leonir Baschi, em entrevista ao programa Resenha Esportiva da Rádio Pelotense 99,5 FM.
Parte estrutural
O dirigente do Arroio do Padre fala em ter os pés no chão para a temporada de retorno à ACP. Baschi lamenta a situação financeira vivida pelos clubes amadores da Zona Sul, porém acredita que os sete participantes deste ano na competição da Associação Colonial de Pelotas formaram equipes fortes o bastante para a garantia de um bom nível técnico.
“Hoje o futebol colonial está difícil de se manter. Se torna muito difícil fazer por causa do futsal e do futebol de sete, em que tu usa menos jogadores e fica mais fácil. Os clubes estão todos com condições precárias de verba”, afirmou, lembrando também que o início de outros campeonatos, principalmente de futsal e futsete, acabaram causando a migração de atletas para esses torneios paralelos ao futebol de 11 da colônia.
“Queremos uma base boa da colônia. Pegamos muitos jogadores de cada time. Um, dois, três, de cada time [de times de futsal e futsete das redondezas]. Tem muitos times de sete. Mais as fichas de cidade, sub-20, e essa especial que tem, a gente pretende fazer um time bom para competir. Esse ano vai ser um super campeonato, os times vêm todos bem”, avalia.
Agenda
1ª rodada
Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares
Domingo (17)
(*) 9h30min | Sanga Funda x Arroio do Padre
estádio dos Eucaliptos, na Sanga Funda
10h30min | Concórdia x Santa Irene
estádio Major Braga, na localidade de Cerrito
10h30min | Independente x Vila Nova
estádio Paulo Weissmann, em Morro Redondo
Folga: Marítimo
* Único jogo da rodada na categoria Feminina.