O Rio Grande do Sul está sob influência de uma massa de ar polar, intensificada pela ocorrência de um ciclone extratropical formado no oceano, que ocasiona a quinta onda de frio do ano na região Sul do Brasil. Em consequência, as temperaturas estão abaixo da média para o mês e devem permanecer assim até a quarta-feira (13).
O amanhecer desta segunda-feira (11) teve registro de nevoeiro em pontos da Zona Sul, em Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e pontos mais afastados de Pelotas. Além da nebulosidade, o frio intenso foi observado em todas as cidades. Entre as menores temperaturas do Estado nesta segunda-feira (11) estão a localidade de Curral de Pedra, em Pinheiro Machado, e a divisa entre Herval e Pedras Altas, que registraram -2,7ºC.
O sol deve predominar nos próximos dias em toda a região, apesar dos termômetros indicarem temperaturas bem baixas. A máxima deve chegar aos 17ºC nesta segunda-feira e não há previsão de chuva.
Próximos dias
De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), entre segunda e quarta-feira, o frio se intensificará, com mínimas próximas de 0°C e formação de geadas na maioria das regiões.
A MetSul Meteorologia projeta alternâncias entre frio e calor acentuado até o final de agosto no Rio Grande do Sul. Na segunda metade do mês, quando tradicionalmente já são registradas temperaturas mais elevadas – com veranicos ocasionais – os termômetros podem marcar até 15ºC acima da média em algumas regiões gaúchas.