Há 50 anos
Comunidade Escolar Luciana de Araújo celebrou os 25 anos da entidade
O jubileu de prata do então Grupo Escolar Luciana de Araújo, foi celebrado em 7 de agosto de 1975. Na época, a comunidade escolar, sob a direção da professora Aracy da Silveira, comemorou com a entrega de certificados às mães que participaram de cursos intensivos promovidos pela entidade municipal, coquetel e missa em Ação de Graças, na Capela da Santa Casa, bem como homenagem às ex-diretoras e professores.

Professores realizam a celebração dos 75 anos (Foto: Divulgação)
Esta escola começou suas atividades no Asilo São Benedito, fundado pela filantropa Luciana de Araújo (1870-1901), uma mulher negra, filha de escravos, vinda de Porto Alegre, que se instalou em Pelotas no ano de 1900. Muito debilitada pela tuberculose, Luciana teria feito uma promessa a São Benedito que, se ficasse curada, fundaria um lugar para abrigar meninas negras, órfãs, que não eram aceitas, naquela época, em outras instituições.
Curada da doença, Luciana de Araújo cumpriu a promessa e fundou o Asilo São Benedito, local para onde as meninas negras teriam casa, comida e educação. A escola Luciana de Araújo foi municipalizada em 331 de julho de 1950, pelo prefeito, Joaquim Duval, quando foi fundada em 4 de agosto do mesmo ano a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Araújo, funcionando junto ao São Benedito.
Agora são os 75 anos
Em 1959 a entidade foi transferida para um novo prédio na rua 15 de Novembro, 726. Posteriormente, a escola funcionou em outros endereços no centro da Pelotas, estabelecendo-se definitivamente no endereço atual, na rua Voluntários da Pátria, 1.757, em 4 de julho de 1975, explica a diretora, professora Vanessa Maciel de Ávila.
Atualmente, com 75 anos, completados no dia 4, a EMEF Luciana de Araújo atende 200 crianças da pré-escola até a 5ª série do Ensino Fundamental. Desde segunda-feira até amanhã estão sendo realizadas diferentes atividades, como apresentações dos alunos e das bandas do Colégio Tiradentes e da Brigada Militar, para celebrar o aniversário, neste retorno às aulas. Hoje ainda tem show com a banda Vagnotreta, nos turnos da manhã e da tarde, e amanhã, terá sessão de cinema e recital com a Orquestra Juvenil Municipal.

Banda do Colégio Tiradentes tocou para as crianças (Foto: Divulgação)
História em livro infantil
Em 2022 foi oficialmente lançado o livro infantil As Aventuras de Lu. A obra do autor pelotense Jorge Braga, com ilustrações de Larissa Silva, conta a história de Luciana Leopoldina de Araújo de forma acessível para crianças.
A publicação foi a primeira da série As Aventuras de Lu, que destaca personalidades negras de Pelotas, que foram invisibilizadas.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 25 anos
Theatro Guarany recebe o espetáculo El viejo almacén, com Julian Plaza

Pelotas foi a única cidade do interior nesta turnê (Foto: Reprodução)
O Theatro Guarany recebeu o espetáculo El viejo almacén, de Buenos Aires. O espetáculo fechou uma mini turnê do grupo no Brasil, que estreou no dia 1º de agosto de 2000. Pelotas foi a única cidade do interior do país incluída no projeto de circulação.

Músico liderava a orquestra (Foto: Reprodução)
Na época a orquestra contava com dez músicos, cinco cantores, incluindo a voz feminina de maior trajetória no tango portenho, Virginia Luque e 12 bailarinos. A estrela entre os instrumentistas era o músico Julian Plaza, considerado o melhor compositor, arranjador e intérprete do bandoneon, naquele período. Plaza, morreu em 2003, aos 74 anos.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense