Uma das principais reclamações de comerciantes e usuários do Centro de Pelotas continua sendo a limpeza do calçadão e de suas ruas adjacentes. Como parte das ações do projeto Cidade Limpa, Cidade Viva, a Associação Comercial de Pelotas (ACP) iniciará, em breve, visitas a comerciantes para orientações sobre o descarte correto do lixo.
Tema recorrente nas reuniões do Movimento de Revitalização do Centro Histórico e Comercial da ACP, a presença de lixo nas ruas é um problema que exige diferentes frentes de atuação na busca por soluções, explica a diretora de Projetos Especiais da ACP, Mara Alves Casa.
“Escolhemos a limpeza como primeira ação para contribuir com o poder público. Em reunião conjunta com o Sanep e a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, foi definida uma ação especial para a limpeza do Centro, com o Sanep fazendo o recolhimento em locais e horários específicos”, detalha.
As visitas dos representantes da ACP, além de promoverem conscientização, também têm o objetivo de informar sobre os dias, horários e formas corretas para o descarte. A diretora reforça que, além da atuação do poder público e dos comerciantes, é fundamental o envolvimento da comunidade.
“A ideia é que toda a comunidade abrace o projeto. O trabalho que estamos fazendo é para que o cidadão tenha mais qualidade ao circular pelo Centro”, afirma.
Iniciativa
Debatidas no âmbito do Movimento de Revitalização do Centro Histórico e Comercial, as ações da iniciativa são organizadas a partir de cinco eixos: segurança; ação social; limpeza; manutenção e zeladoria; e credenciamento de ambulantes.
Reuniões frequentes vêm sendo realizadas na ACP, com a participação de secretários municipais, vereadores e forças de segurança. Entre os temas debatidos estão a fiscalização de ambulantes, o futuro do Pop Center, o Calçadão, a praça Coronel Pedro Osório e o Mercado Público – além das demandas apresentadas por empresários da área central.
Descarte correto
O material que será distribuído aos comerciantes traz orientações sobre o uso correto dos contêineres de lixo orgânico. São 850 contêineres espalhados pela cidade, inclusive na região central. Horários de coleta de lixo orgânico: Centro Norte A e B: todos os dias, das 6h às 13h; Centro Sul: todos os dias, das 10h às 18h e das 22h às 5h; Centro Sul A e B: todos os dias, das 19h às 3h.
Para a coleta seletiva – voltada ao recolhimento de papel, plástico, vidro e metal –, a operação no calçadão ocorre de segunda a sábado, das 17h às 19h30min. No Centro Sul, acontece de segunda a sexta-feira pela manhã; e no Centro Norte, de terça a sábado pela manhã.
O descarte de resíduos grandes ou especiais deve ser feito nos Ecopontos mantidos pelo município. O mapa com a localização está disponível no site do Sanep. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-015-0115.
Ecopontos
Descarte gratuito de móveis, eletrônicos, óleo de cozinha, pneus, podas e entulhos.
Segundas-feiras a sábados 8h às 12h e das 13h às 17h).
Endereços:
JK – Av. Juscelino Kubitschek, 3.195
Laranjal – Rua Bom Jesus, 95
Balsa – Rua Paulo Guilayn, 201
Cerquinha – Eng. Hugo Veiga, 155
Gotuzzo – Machado de Assis