Rio Grande contrata dez leitos temporários de UTI

Saúde Pública

Rio Grande contrata dez leitos temporários de UTI

Unidades ficam junto ao Hospital de Cardiologia da Santa Casa do município

Por

Rio Grande contrata dez leitos temporários de UTI
Até as 17h desta sexta-feira, já havia 50% de ocupação dos leitos de UTI temporário e 100% de ocupação nos de suporte ventilatório pulmonar temporário. (Foto: Jô Folha)

A prefeitura de Rio Grande confirmou a abertura de dez novos leitos de UTI no Hospital de Cardiologia da Santa Casa. A avaliação da secretária de Saúde Juliana Acosta é de que a medida supre uma necessidade neste período em que o município se encontra em estado de emergência em saúde, por conta do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), lotando hospitais e alas de UTI na cidade. Até as 17h desta sexta-feira, já havia 50% de ocupação dos leitos de UTI temporário e 100% de ocupação nos de suporte ventilatório pulmonar temporário.

Para a secretária, essa medida vai auxiliar Rio Grande a sair da situação de emergência. “Após várias articulações entre a secretaria da Saúde do município, do Estado e o Ministério da Saúde, foi possível a Santa Casa abrir esses novos leitos de UTI para SRAG. Isso vai diminuir o tempo de espera e de internação daqueles pacientes que já estão em observação nas UPAs ou que chegam no pronto-socorro também com um caso agravado de síndrome gripal, de síndrome respiratória aguda grave. A curto e médio prazo, vai nos ajudar a sair da situação de emergência em saúde pública”, avalia a gestora municipal.

Conforme a assessoria da Santa Casa, a instituição havia sido contemplada no final de junho com 20 novos leitos temporários, por meio do programa Inverno Gaúcho com Saúde, promovido pelo governo do Estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais