Depois de uma pausa na carreira musical, O Zé e Tatu voltam a fazer shows. A dupla, formada pelos artistas, violeiros e compositores Tato Ribeiro e José Menna, uma parceria de vocal bem afinado, é atração desta noite do Utopia Casa Bar, na rua Antônio dos Anjos, 908.
“Estamos, Zé e eu, muito felizes de fazer esse show em Pelotas. Em formato parecido com o que apresentamos, no Clube de Cultura”, conta Tato Ribeiro. A apresentação ocorreu em dezembro do ano passado.
Tato Ribeiro e José Menna tocaram juntos pela primeira vez em Pelotas, em 1989, e desde lá vêm criando um repertório musical autoral, constituído predominantemente por canções. “E, desde o primeiro dia, escolhemos compor, assinar a autoria de tudo que cantamos. São muito raros os covers que entraram nos nossos set lists”, explica o músico. Os parceiros também fazem incursões pela música instrumental e eletroacústica.
José Menna acredita que uma das principais características da dupla seja o trabalho autoral, que é apresentado na quase totalidade das performances. “Acredito que isso aconteça naturalmente, desde o início de nossa convivência, em 1989, nossos encontros musicais eram marcados por improvisos, experimentações, sempre houve um desejo de criação, de colocar algo no mundo, de criar uma obra própria”, fala Zé.
Para o artista essa busca pela expressão própria surge das referências musicais, de artistas que eles admiram há décadas. “Na performance de amanhã (hoje), por exemplo, tocaremos apenas uma composição de outrem – uma peça dos Secos e Molhados – visto que, com o passar dos anos, nosso registro vocal tem cada vez mais se aproximado ao de Ney Matogrosso”, brinca Zé Menna.
Personagens
A dupla tem mais de 500 canções próprias. Tato Ribeiro confirma que o período fora dos palcos foi de propósito, mas que mesmo fora dos palcos, a parceria, “essa ‘usina’”, como diz o músico, nunca parou. “Sempre criando coisas novas, com ouvidos atentos”, fala Ribeiro.
Parte deste material foi registrado em seis álbuns de estúdio, como: eupoderiadançarespaçado (2008), A gente levanta pra wc’s sentarem (2011) e a Missa profana réquiem roll (2015), e também em trilhas sonoras para cinema, teatro e audiovisuais.
Cada show é uma retomada, avalia Ribeiro. “O Zé e Tatu são nossos personagens de palco, nossos velhos conhecidos. Sou do teatro, originalmente, dirigi e atuei em muitos grupos até criar a Cia Vil de Teatro, que produziu vários espetáculos, alguns bastante premiados da década de 90 O Zé também é muito cênico, brincamos com esses personagens. Tem muito afeto envolvido”, conta o músico.
Trilhas para cinema
Nesse tempo, eles participaram de algumas trilhas para cinema, entre elas, uma foi premiada no Festival de Cinema de Gramado, de 2011. “Também com uma produtora de São Paulo, participamos de outra produção que ocupou o Museu da Imagem e do Som, na 8ª Bienal”, conta Tato Ribeiro.
PRESTIGIE
- O quê: Noite de O Zé e Tatu, show com os músicos Tato Ribeiro e José Menna
- Quando: hoje, às 21h
- Onde: Utopia Casa Bar, rua Antônio dos Anjos, 801
- Reservas: WhatAapp (53) 99169-1364