União e transparência estão entre as principais pautas citadas pelos novos membros da mesa diretiva do Conselho Deliberativo (CD) do Pelotas. O presidente Gabriel Ribeiro, o vice Pablo Isnardi e o secretário Felipe Netto participaram do Resenha Esportiva, da Rádio Pelotense 99,5 FM, nesta quinta-feira (30).
O trio que assumiu os cargos na última terça para o triênio até 2028 também mencionou, durante a entrevista, o fomento aos grupos de trabalho dentro do CD, entre eles o que estuda a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e o papel de supervisão e respaldo à Direção Executiva do clube.
Isnardi diz que o grupo colocou os nomes à disposição para compor a nova mesa, porém sem a intenção de competir com outros possíveis interessados. A chapa acabou sendo a única inscrita. “A ideia não é disputar. É trabalhar em parceria com a Executiva, obviamente fiscalizando, trabalhando em novas metodologias, propondo algumas mudanças, mas sempre de forma harmônica”, diz.
Acesso irrestrito aos conselheiros
Ex-vice-presidente, diretor de futebol e assessor de imprensa do Lobo, Gabriel Ribeiro fala em aglutinação entre conselheiros e associados. Ele cita que diferentes grupos do Áureo-Cerúleo, como torcidas organizadas e movimentos, estão contemplados no Conselho Fiscal na função de titulares ou suplentes, por exemplo.
“Todo mundo que está nos procurando vai ter seu espaço. […] A gente pretende que a narrativa seja a transparência. Os conselheiros vão ter acesso aos números. Acesso irrestrito a balancetes, ao que entra, ao que sai, ao caixa do clube. Essa transparência vai ser vista em todos os encontros que a gente promover, não somente nas reuniões ordinárias”, garante.
Análise de SAF
Um dos primeiros assuntos a entrar em debate na nova gestão do CD envolve os grupos de trabalho. Um deles é o da SAF, capitaneado por Pablo Isnardi. O vice do Conselho adota discurso de prezar pelo patrimônio do clube e de ter calma para negociar com eventuais investidores interessados no Pelotas.
“Entender a quantas anda o processo, o que já foi conversado, quais as propostas na mesa. A gente entende que precisa criar o debate. Não vou dizer que sou a favor ou contra a SAF. Tem modelos que dão certo em ambas as modalidades”, argumenta.
Próximos passos
Nenhum dos novos integrantes da mesa diretiva do CD fala publicamente, mas o Pelotas confirmará nesta sexta, em congresso técnico, a presença na Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
A competição ocorrerá entre 24 de setembro e 7 de dezembro, dando ao campeão uma vaga na Série D do Brasileirão de 2026. O Lobo deve ser comandado pelo atual técnico do elenco sub-20, Antônio Freitas, que prepara a equipe para a Série A-2 do Gauchão da categoria.