Série Ouro chega na reta final da primeira fase

Futsal

Série Ouro chega na reta final da primeira fase

Representantes da Zona Sul no Estadual da FGFS, ATF, ABF e Riograndense estão classificados. Jaguarão segue na briga por vaga

Por

Série Ouro chega na reta final da primeira fase
Pelo grupo C, ABF e ATF disputaram o clássico regional recentemente, com vitória da equipe de São Lourenço (Foto: Guilherme Krüger | ABF)

A fase de grupos da Série Ouro Masculina entra na reta final com a disputa das últimas rodadas. A Zona Sul participa neste ano com quatro representantes, dos quais três estão garantidos nas oitavas de final e o quarto segue na disputa por uma vaga entre os 16 melhores times do Rio Grande do Sul na competição vinculada à Federação Gaúcha de Futsal (FGFS).

ATF/Otimiza

Única equipe de Pelotas na Série Ouro, a ATF/Otimiza está garantida nas oitavas de final e tem apenas uma partida pendente na primeira fase. O time pelotense ainda busca terminar em segundo no grupo C para ter vantagem de definir em casa o primeiro mata-mata.

O time do técnico Adriano Monteiro somou 15 pontos em nove jogos, sendo cinco vitórias e quatro derrotas. Na partida mais recente venceu o São José de Cachoeira por 4 a 1, no ginásio do Paulista.

A ATF volta à quadra dia 9 de agosto contra AVF, em Manoel Viana, encerrando a participação na fase de grupos.

ABF

Representante de São Lourenço do Sul na Série Ouro, a Associação Brasil Futsal (ABF) sonha com o bicampeonato. A equipe está classificada e no momento ocupa a segunda colocação da chave C com 15 pontos, levando vantagem sobre a ATF no saldo de gol. Ainda por cima, a ABF tem um jogo a menos em relação ao time pelotense.

O Rubro-Negro também pode terminar a primeira fase na liderança. Para isso será preciso vencer o confronto direto contra a Ser Santiago, em casa, dia 9 de agosto. A equipe lourenciana tem 15 pontos, com cinco vitórias em oito jogos.

Riograndense

O Riograndense também está garantido entre os 16 melhores times da Série Ouro. A equipe de Rio Grande conquistou um resultado histórico ao empatar em casa contra o Atlântico de Erechim, uma das principais equipes do país.

O Guri Teimoso nas quadras ainda terá quatro jogos por fazer até o fim da primeira fase. O próximo será o clássico regional contra o Jaguarão, às 20h do sábado, na arena Farydo Salomão.

No grupo B, o Riograndense está em terceiro com 16 pontos em oito jogos, sete atrás do líder Atlântico, mas a apenas um da AFA e com um jogo a menos por fazer. O time do técnico Max Carazzai tem cinco vitórias, um empate e duas derrotas.

Jaguarão Futsal

Estreando na Série Ouro em 2025, o Jaguarão Futsal teve um início complicado de competição, mas se recuperou ao conseguir garantir permanência na elite sem sustos. A equipe agora foca na briga por vaga na próxima fase.

O Jaguarão está em quinto no grupo B com dez pontos em nove jogos, tendo três partidas pendentes, sendo a próxima o clássico contra o Riograndense, como citado acima.

Na briga por classificação, a equipe tem um ponto de vantagem sobre o Independente, com o confronto direto agendado para a última rodada, em Caçapava do Sul, dia 23 de agosto.
O Jaguarão tem três vitórias, um empate e cinco derrotas até o momento.

Formato da Série Ouro

A Série Ouro é disputada por 20 clubes divididos em três grupos, sendo o C com apenas seis times, enquanto os outros dois possuem sete. As equipes se enfrentam dentro da própria chave em turno e returno.

Avançam para as oitavas de final os cinco primeiros colocados de cada grupo. Os dois melhores sextos dos grupos A e B jogarão uma repescagem no formato de mata-mata para definir a 16ª equipe classificada. Já os três últimos colocados de cada chave jogarão um triangular para definir quem será rebaixado para Série Prata 2026.

Jogos restantes

ATF/Otimiza
AVF (F)

ABF
Ser Santiago (C)
AVGF (F)

Riograndense
Jaguarão (C)
ANPF (F)
Independente (C)
AFA (C)

Jaguarão
Riograndense (F)
ANPF (C)
Independente (F)

Acompanhe
nossas
redes sociais