Foram adiados para esta sexta-feira (1º) os congressos técnicos da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Terceirona. Os eventos estavam anteriormente agendados para ocorrer na quarta-feira (30).
A primeira reunião a ser realizada na sexta terá como pauta a terceira divisão estadual, às 15h. Mais tarde, a partir das 16h30min, o assunto será a Copinha. Os dois eventos vão acontecer no auditório da sede da FGF, em Porto Alegre.
Cinco clubes da Zona Sul enviarão representantes: a dupla Bra-Pel com interesse na disputa da Copinha e o trio rio-grandino (Rio Grande, São Paulo e Riograndense) de olho na Terceirona, oficialmente chamada de Gauchão Série B.
Conforme o calendário da federação, a Copinha vai ocorrer de 24 de setembro a 7 de dezembro, com 16 datas, o campeão garantindo vaga na Série D do Brasileirão de 2026. Já a Terceirona está marcada para ser disputada entre 28 de setembro e 30 de novembro, com dez datas, e os dois finalistas subindo para a Série A-2 da próxima temporada.
Questionada a respeito da razão do adiamento do congresso técnico, a FGF informou, via assessoria, tratar-se de um “ajuste de datas”.
Dupla Bra-Pel
A reportagem apurou que uma reunião ocorreria nesta terça-feira (29) no Bento Freitas para tratar da possibilidade de participação do Brasil na Copinha. Um novo elenco precisa ser formado. Nas últimas horas, mais um atleta se vinculou ao clube: o atacante Guilherme Pescoço assinou seu primeiro contrato profissional.
Já o Pelotas tem um cenário mais claro sobre o segundo semestre. Como potenciais adversários, Aimoré e São José confirmam presença. Grêmio, Internacional e Juventude devem atuar com equipes sub-20. O Gaúcho pretende marcar presença, enquanto o Passo Fundo ainda não bateu o martelo.