Com foco em cidadania e sustentabilidade, a plataforma social do Grupo Equatorial Energia celebra três anos de atuação no Rio Grande do Sul. Desde 2022, a CEEE Equatorial percorre cidades da sua área de concessão com o projeto E+ Comunidade — oferecendo aos clientes oportunidades de acesso à eficiência energética, à educação e ao desenvolvimento social. Com um investimento de aproximadamente R$ 37 milhões nesse período, a distribuidora beneficiou 46 mil famílias.
O projeto incentiva o consumo consciente de energia, gerando economia na conta de luz e mais qualidade de vida para os consumidores. “É com alegria e senso de propósito que celebramos os três anos do E+ Comunidade. O projeto beneficia quem mais precisa: as comunidades mais vulneráveis. Foi também um importante instrumento de amparo após a maior catástrofe já registrada no Rio Grande do Sul. Com a anuência da Aneel, doamos equipamentos essenciais para 7,3 mil famílias atingidas pela enchente de maio de 2024”, destaca Jonatan Silva, analista de operações do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial.
O E+ Comunidade já distribuiu 93 mil lâmpadas de led, mais eficientes e econômicas, às residências de clientes gaúchos. Cerca de 3,5 mil chuveiros que consomem até 50% menos energia foram instalados. Mais de oito mil geladeiras novas, de baixo consumo, foram sorteadas para famílias cadastradas no programa.
A entrega de uma geladeira nova ganhou ainda mais significado no estado em 2024, por integrar o processo de reconstrução de vidas e de retomada da dignidade das famílias afetadas pela enchente.
“Foi um aprendizado para todo mundo aqui. A comunidade se ajudou muito. Participei de alguns resgates, deixando minha filha de dois anos no abrigo onde ficamos alojadas”, contou Ariana Souza, 27 anos, em outubro do ano passado, ao receber a geladeira sorteada em uma das ações do E+ Comunidade, no bairro Humaitá — que ficou completamente submerso na capital.
Além da troca de eletrodomésticos, o E+ Comunidade reúne diversas ações de responsabilidade socioambiental da distribuidora, como mutirões de atendimento com serviços de coleta de resíduos para reciclagem, cadastro na Tarifa Social e negociação de faturas.