Na tarde desta sexta-feira (25), 31 novas casas foram entregues para a moradia de famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro Getúlio Vargas. As casas populares foram construídas por meio do programa A Casa é Sua, do governo do Estado, e se somam a outras dez residências já entregues em dezembro de 2024. Outras 94 moradias devem ser construídas no bairro, totalizando 135 novas casas.
Para a construção das 31 unidades, foram investidos R$ 2,3 milhões pelo Estado e R$ 706 mil pela prefeitura de Pelotas. As casas têm cerca de 42 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha conjugadas. Elisandra Lessa, 37 anos, foi uma das primeiras moradoras a receber a chave da casa nova das mãos do governador Eduardo Leite (PSD) e do prefeito Fernando Marroni (PT).
Com dois filhos pequenos, um de quatro e outro de dois anos, ela morava há mais de dez anos em um chalé de apenas duas peças. “Então, quando começaram a fazer a base das casas, eu já comecei a dar pulos de alegria. Eu não tinha condições de fazer uma casa de material.” O que mais empolga Elisandra é finalmente contar com uma infraestrutura básica em sua casa: um banheiro.
Até então, as necessidades eram feitas em um balde e despejadas na valeta nos fundos da moradia. “Agora vai ser outra coisa. Imagina tomar um banho quentinho, sem precisar esquentar água e colocar em um balde, é outra vida. Meus filhos vão ter espaço para brincar também.”
A maioria das famílias beneficiadas tem uma vida semelhante à de Elisandra. São mulheres em situação de vulnerabilidade social, chefes de família, com crianças pequenas para criar. Em situação parecida, Roselaine Pereira, 52 anos, vivia em uma peça cedida pela irmã com um filho de 11 anos e um neto de cinco.
Mesmo sem perspectiva de conquistar a casa própria, a moradora diz que nunca perdeu a esperança de alcançar esse sonho, para dar melhores condições de vida às duas crianças. “É uma bênção de Deus receber essa casa. É uma realização na minha vida. Sempre morei de favor ou pagava aluguel, nunca consegui a casa própria.”
Construção de 219 moradias
As casas entregues fazem parte do projeto da Prefeitura em parceria com o governo do Estado para a construção de 219 moradias populares no município, destinadas ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, que vivem em moradias sem o mínimo de infraestrutura. Além das 135 residências previstas para o bairro Getúlio Vargas, as moradias estão distribuídas também na Vila Farroupilha, com 44 unidades; e na Estrada do Engenho, que contará com 40 casas.
A próxima entrega, prevista para acontecer até o fim do ano, será na Vila Farroupilha.