Considerada a terceira data mais importante para o comércio varejista, o Dia dos Pais deve apresentar crescimento nas vendas em 2025, de 3,5% a 4%. A expectativa positiva se deve a dois meses seguidos de crescimento no faturamento, alavancado pelas baixas temperaturas registradas no período.
Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas) projeta que o ticket médio deve variar entre R$ 190 a R$ 215. Dentre as escolhas para presentear estão em primeiro lugar as tradicionais confecções, seguidas por calçados, eletroeletrônicos e perfumes.
Conforme o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, como opção de compra, também vem crescendo itens de equipamentos desportivos nos últimos anos. “A comercialização de tênis, equipamentos para a prática de exercícios físicos, tênis, por exemplo, vem crescendo em razão dos pais estarem se cuidando mais”, explica.
Antonioli destaca que mesmo com os dois últimos meses de boas vendas, os estoques dos lojistas estão razoáveis, o que deve garantir diversas opções e bom descontos aos consumidores.
Intenção de presentear
De acordo com pesquisa de comportamento de consumo realizada pela CDL Porto Alegre, o consumidor tem a intenção de presentear mais pessoas na data comemorativa. Embora a maior parte dos respondentes ainda pretenda homenagear apenas uma pessoa (66,6%), houve aumento na parcela que planeja comprar presentes para três ou quatro pessoas – um indicativo de que figuras paternas múltiplas, como avôs, sogros e padrastos, têm ganhado mais espaço nas celebrações.
Expectativas positivas
Para duas lojas localizadas no centro de Pelotas e uma no Shopping, as expectativas para a data são positivas, reforçadas pelo frio que permanece forte na região faz mais de dois meses. Uso de mídia e de vitrines para divulgação da data, reforço em estoques e chegada de peças da coleção primavera-verão são as estratégias usadas pelos lojistas.
Conforme a gerente de uma loja de roupas no calçadão, Nathalye Batista, o dia dos pais é a terceira data mais importante para a rede. “Nossa expectativa é de incrementar nossas vendas em 25% em comparação a 2025. Da mesma forma aumentar o número de peças comercializadas”, informa.
Preços mais atrativos, vendas no formato combo, parcelamento em até 10 vezes são alguns dos atrativos para alavancar as vendas. “Esta começando a chegar as peças da coleção de primavera-verão, responsáveis por dar um upgrade nas vendas”, informa. O ticket médio para o dia dos pais na loja fica em torno de R$250,00.
Frio para alavancar as vendas
Especializada em moda masculina, o gerente da loja, localizada na rua Quinze de Novembro, Renan Ferreira, explica que o dia dos pais só perde para o natal. Conforme Ferreira, os dias mais frios vem contribuindo para alavancar as vendas. “O frio veio forte e tá se mantendo. Estamos com bastante itens de lã, jaquetas e roupas mais encorpadas. Issa eleva o montante da venda”, explica.
Na loja, a data também é uma oportunidade para antecipar algumas promoções de troca de estação. “Sempre usamos alguma promoção para atrair o cliente para entrar na loja e vender outras peças”, comenta. Ferreira tem a expectativa de crescimento das vendas em 30%.
Mix de produtos
Conforme o empresário Ivan Pons, o dia dos pais é uma data em que sua marca se prepara com antecedência. Como novidades, uma nova linha minimalista, voltada a homens mais maduros. “Nosso ticket médio nessa época fica na casa de R$ 450,00, pois as peças de frio ajudam a subir o ticket médio”, comenta.
A expectativa de Pons é obter crescimento de vendas em torno de 20% a 30%. “Contamos com venda forte online, representa hoje 20% do faturamento da empresa. Atualmente, estamos com o e-commerce em desenvolvimento, mais tecnológico, com inteligência artificial e atendimento humanizado ao cliente”, conta.