Crianças e adolescentes lotam parque e corredores da Fenadoce

31ª edição

Crianças e adolescentes lotam parque e corredores da Fenadoce

Mudança na data de realização da feira, coincidindo com as férias escolares, e o aumento no número de atrações propiciam movimentação intensa

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Julho de 2025 às 19:02

Crianças e adolescentes lotam parque e corredores da Fenadoce
Jovens estão aproveitando as diversas atrações espalhadas pelo Centro de Eventos. (Foto: Jô Folha)

Nos primeiros cinco dias de realização, passaram pela 31ª Fenadoce 87 mil visitantes e 603 mil unidades de doce foram comercializados. O início positivo para a feira pode ser atribuído em parte a grande movimentação do público infanto-juvenil. Durante a tarde ontem, assim como desde os primeiros dias de evento, a Fenadoce foi tomada por alunos em excursão de escolas de toda a região sul e pais acompanhando os filhos.

Apesar de que em todas as edições crianças e adolescentes são um público constante na Fenadoce, neste ano, o evento foi pensado especialmente para cativar ainda mais esses visitantes. O tema “Doces Aventuras” acompanhado por atrações como os doces gigantes de pelúcia que ganham vida com a formiga Docília interagem com os visitantes e encantam tanto as crianças quanto os adultos. Somado às mascotes, ainda há atrações pensadas exclusivamente para os pequenos visitantes curtirem a Fenadoce e brincarem juntos.

Atrações para os pequenos

No espaço Estância Princesa do Sul, o Mundo dos Doces, um multi-brinquedo com uma grande piscina de bolinhas com escorregador, tobogã, cama de gato e uma área baby equipada com gangorras é um dos destaques para os pequenos de até dez anos aproveitarem. Outra novidade, é o Aurora Planetário, uma experiência imersiva de realidade aumentada sobre os mistérios da astronomia.

Ambas as atrações podem ser curtidas em família e, o melhor de tudo, é que são acessíveis para todos, pois tanto o Mundo dos Doces quanto a Aurora Planetário são atividades gratuitas para o público. O espaço foi aprovado pela mãe Luciane Oliveira. Natural de Sapiranga, ela veio com o marido e o filho Leonardo, de 11 anos, para conhecer Pelotas e aproveitar a Fenadoce. “Estamos aproveitando as férias da escola e essa estrutura para as crianças é muito legal, é um bom passeio para ele também”.

Rodeada de meninas com idades entre oito e nove anos, Fernanda Zielke tinha a missão de aproveitar todas as atrações possíveis com as crianças. De São Lourenço do Sul, ela administra uma agência de turismo que levou a Fenadoce na tarde de ontem mais de 90 pessoas. As meninas eram colegas de escola da filha dela e foram junto porque as mães não poderiam acompanhar. “Nessas horas a gente serve de babá. Essas atrações são maravilhosas, ainda mais sendo gratuitas, as mães ficam bem felizes”.

Conforme uma das monitoras no Mundo dos Doces, no final de semana cerca de 300 crianças por dia aproveitam os brinquedos do espaço. Em dia de semana, o número varia entre 80 e 100 visitantes. A segurança da atração com a supervisão de monitoras também é outro atrativo do Mundo dos Doces. “Esse espaço de poder trazer as crianças e deixar à vontade e seguras é maravilhoso”, diz Rodrigo dos Santos, pai de uma menina de sete anos.

Adolescentes lotam parque de diversão

Se no espaço Estância Princesa do Sul quem aproveita são as crianças, no parque de diversão, os adolescentes lotavam os brinquedos, principalmente, os mais radicais, como a montanha-russa e o kamikaze. A maioria estava de uniformes escolares, indicando estarem visitando a Fenadoce com excursões escolares. Era o caso de um grupo de cinco meninas do 9º ano de uma escola do Capão do Leão. “Estamos aproveitando muito, mas a parte mais legal é ir no kamikaze”, diz a aluna Alicia Campelo. As adolescentes já tinham ido no brinquedo três vezes.

A movimentação no parque tem impulsionado também as vendas dos trailers de alimentação instalados na parte externa do evento. Segundo Bruno Ribeiro, gerente de um dos empreendimentos, a presença massiva de crianças e adolescentes neste ano já resultou em um aumento de 80% nas vendas em comparação à edição anterior da feira. “Eles têm o lazer deles, ao invés de ficarem em casa, aproveitam a Fenadoce e vêm e gastam com nós”.

Outros números da feira

Os 87 mil visitantes dos primeiros dias da Fenadoce movimentaram R$ 490 mil no Pavilhão da Agricultura Familiar. Daniel Centeno, membro da comissão organizadora da feira e Conselheiro Gestor da CDL destaca que os dados positivos representam mais do que se pode imaginar.

“Se multiplicarmos cada visitante por muitos outros a quem eles vão indicar a Fenadoce e tudo aquilo que eles viveram de positivo na nossa região, temos muitos motivos para comemorar e acreditar que esse evento impulsiona Pelotas e a zona sul não apenas nesta época, mas durante o ano inteiro. O legado de cada edição da feira é de muito desenvolvimento através da nossa cultura, do turismo e da arte local”, comenta.

Neste ano, a Fenadoce reúne um total de 243 estandes divididos entre 157 expositores. Na Cidade do Doce, são 44, enquanto a Praça de Alimentação conta com 20 estandes.

Acompanhe
nossas
redes sociais