Azonasul e UFPel firmam parceria na Fenadoce

Acordo

Azonasul e UFPel firmam parceria na Fenadoce

Protocolo de intenções prevê a aproximação da universidade com os municípios da região

Por

Azonasul e UFPel firmam parceria na Fenadoce
documento prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, cursos, simpósios, encontros científicos e técnicos. (Foto: Samuel Baez)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) celebraram um protocolo de intenções que estabelece bases para a cooperação entre a instituição de ensino e os municípios da região. A parceria foi firmada em uma solenidade realizada durante a programação da 31ª Fenadoce nesta segunda-feira (21) em Pelotas.

O documento prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, cursos, simpósios, encontros científicos e técnicos, a interação entre pesquisadores, a participação em projetos de cooperação com outros países e a busca por formas de financiamento às atividades da parceria.

A reitora da UFPel, Úrsula da Silva, lembra que a universidade tem um compromisso social com o desenvolvimento da região. “Essa parceria só amplia a possibilidade de atuação dos nossos profissionais, tanto dos professores quanto dos estudantes em formação, possibilita que eles se insiram no mercado de trabalho e qualifica os serviços com que as prefeituras podem contar”, ressalta.

O foco principal da parceria será a atuação de projetos de extensão. “Hoje temos um trabalho bastante forte com os municípios, fazendo reuniões e apresentando os projetos, também fazendo o levantamento de demandas, porque é possível que a gente abra projetos a partir das demandas dos municípios”, afirma a reitora.

Como as principais áreas que podem ser abordadas, a reitora cita como exemplo saúde, educação, agricultura, tecnologia e inteligência artificial, além de pautas ambientais. “Ampliamos o leque dessas parcerias, mas já vínhamos atuando nas questões da saúde e da agricultura como temas principais”, diz.

A parceria segue o modelo de sistema de extensão cooperativo, segundo explicou o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel Fábio Garcia Lima. O sistema busca a articulação de diversas instituições com o objetivo de fortalecer a extensão universitária nos currículos, além de contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento da região.

“São 101 cursos e uma comunidade de mais de 20 mil pessoas, quanta que gente já estudou muito sobre muitos aspectos da nossa região, e a gente precisa fazer com que esse conhecimento que a universidade tem haja para o desenvolvimento da zona sul, isso é importante para a zona sul, mas é mais importante para a universidade”, disse o pró-reitor.

O pró-reitor citou como exemplo o consórcio regional para inspeção de produtos de agroindústrias. “Nosso objetivo é fazer toda a análise físico-química desses produtos pela universidade. Para o agricultor familiar, essa inspeção é facilitada e é mais barata, e ainda podemos trabalhar para fomentar inovações e novos produtos”, disse.

É um momento em que a gente precisa trabalhar com inteligência, com dinamismo

Acompanhe
nossas
redes sociais