Os doces são os protagonistas da 31ª Fenadoce, mas as Doces Aventuras, tema deste ano do evento, que é patrimônio do Rio Grande do Sul, também têm espaço para diferentes expressões artísticas e culturais, de Pelotas e de fora do município. O primeiro palco a ser aberto nesta tarde é o da Cidade do Doce, com atrações musicais que vão das 14h30min às 20h30min.
A cantora Júlia Siega Barbosa, 21, faz a sua estreia na Fenadoce, com uma baita responsabilidade, ser a primeira atração do Palco Cidade do Doce. Para cantar neste espaço ela estará acompanhada ao piano pelo professor e cantor João Ferreira Filho. “Geralmente busco desafios em relação ao canto pra eu ir pegando mais prática no palco, o que mais quero é crescer musicalmente então isso não é um grande problema pra mim”, fala Júlia ao ser perguntada se está preparada para encarar o desafio.
Júlia Siega e João Ferreira Filho se conheceram no ano passado quando ela passou a fazer a preparação vocal com o professor. “Ela tem uma afinação impecável, um timbre lindíssimo, o timbre de voz é uma coisa muito subjetiva, é uma questão de gosto, mas ela tem aquele tipo de voz que, independente do gênero musical, é um timbre agradável a todos os públicos. E tecnicamente ela já chegou com muita coisa pronta e basicamente a gente está ampliando o que ela já tem de muito bom na voz e no vocal”, conta Ferreira.
Voz e piano
Cantor de ópera, o professor tem bastante experiência na área e diz que a voz da pupila é muito adequada a musicais, por isso ele tem ampliado esse repertório com ela. Com esse talento nato, Júlia recebeu de João Ferreira o convite de fazer uma dupla de piano e voz, para apresentações em eventos particulares.
Júlia também foi convidada para fazer parte da big band, a Midnight Croner, que Ferreira está montando. “É uma big band de gala, que surgiu idealizada para fazer noites de gala, primeiramente no Dunas Clube, com a retomada dos bailes de debutantes”, comenta. A estreia do projeto será no dia 30 de agosto nesta festa.
Mas a Fenadoce foi algo preparado totalmente por Júlia, o professor nem sabia da inscrição. “Aí ela perguntou se eu poderia acompanhar e eu disse, mas é claro, vai ser uma honra”, conta.
A cantora comenta que fez um setlist bem variado de pop e rock antigo. “Gosto muito de rock, pop punk e pop, tenho aprendido também com o João músicas de teatro musical”, fala a cantora. Na tarde de hoje, a jovem vai interpretar composições de nomes como Adele, Lady Gaga, Bruno Mars e de bandas como Oasis e Cranberries, entre outros.