Sete clubes devem disputar o próximo campeonato da Associação Colonial de Esportes (ACE), tradicional entidade de futebol amador de Pelotas e região. A competição começará entre o final de setembro e o início de outubro, após o encerramento da 19ª Taça Rural Arrasta Pé, outra disputa que movimenta o cenário da Zona Sul.
Em reunião na semana passada, seis times confirmaram participação: Michaela, Índio, Boa Esperança, Cruzeiro e Botafogo, além do estreante Retiro. A tendência é que o Continental também assegure presença no torneio da ACE. Um novo encontro entre representantes das equipes ocorrerá na próxima segunda-feira (21) para definir regulamento e fichas.
Entre as várias categorias em jogo estará a feminina. “Na reunião de segunda-feira passada, todos os clubes confirmaram que vêm com categoria feminina. O feminino veio para somar. É mais público, chama muita gente”, disse o presidente da associação, Elias Cruz, em entrevista ao programa Atualidades Esportivas, da Rádio Pelotense 99,5 FM.
O dirigente da ACE garante que os times não terão nenhum gasto com arbitragem na próxima temporada, apenas nas partidas valendo o título. “A gente tem um patrocínio muito forte esse ano. […] Então é 100% de arbitragem, três bolas para cada clube e mais um valor de R$ 3 mil para cada clube começar o campeonato, mais fardamento para clubes que estão precisando”, explica Elias Cruz.
O último campeonato da Associação Colonial de Esportes terminou em 10 de março com vitória do Michaela nas categorias Sênior, Feminino, Veteranos e Titulares. O Boa Esperança se sagrou campeão na categoria Reservas.