Pelotas sedia neste sábado (3) o Campeonato Estadual organizado pela Federação Gaúcha de Karatê (FGK). O palco do evento será o Ginásio Municipal, com abertura às 9h e entrada gratuita. A competição vai envolver disputas individuais e por equipes em kata (forma) e kumite (luta) nas categorias júnior, sub-21, adulto e master, além do parakaratê.
A realização é do professor Ilton Marques, pelotense com extenso histórico na modalidade. Estarão presentes 17 equipes, totalizando cerca de 85 atletas de 14 cidades de todo o Rio Grande do Sul. As maiores delegações são da Karatê Sul, de Santa Maria, com 17 representantes, e da União, de Barra do Ribeiro, com 14.
Representantes pelotenses
O Campeonato Gaúcho contará com uma equipe pelotense. A Associação Shido-Kan, liderada pelo professor e atleta Fernando Marques, entrará em quadra carregando um retrospecto recente positivo. A academia contará com oito atletas e uma mescla de experiência e juventude.
De acordo com o karateca, a Shido-Kan está preparada para mais um desafio. “É um grande evento e estamos prontos para representar muito bem a nossa cidade novamente. Sendo em casa, tem um sentimento ainda mais especial. Contamos com a presença de todos prestigiando e apoiando o esporte pelotense”, diz o atleta.
Impacto local
De acordo com o professor Ilton, responsável também pela organização da Taça Cidade de Pelotas nos últimos dois anos, o município já mostrou capacidade de promover competições desse porte. “Temos um trabalho muito sólido e de longo prazo na cidade, tenho a certeza que será um evento de sucesso novamente”, garante.
O evento conta com apoio da prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), via ProEsporte Pelotas. A Secretaria de Desenvolvimento e Turismo também apoia o evento. Ilton Marques destaca ainda o impacto econômico favorável que será causado pela chegada de delegações de outras regiões.
“Estamos em contato direto com as equipes, auxiliando na escolha dos hotéis e toda recepção que precisam. Muitos ficarão dois ou três dias na cidade, aproveitando também a Fenadoce e gerando movimentação econômica em diversos ramos da cidade“, exalta o organizador do evento.