Nesta quarta-feira, 16, a região Sul do Estado deve registrar os primeiros acumulados de chuva mais significativos, estando há 13 dias sob efeito da nebulosidade intensa e de nevoeiros. Por conta disso, as temperaturas ficam um pouco mais elevadas e a amplitude térmica maior, na comparação com os últimos dias.
O amanhecer foi de nevoeiro um pouco menos intenso e 12ºC na maioria das cidades. O céu deverá permanecer nublado em boa parte desta quarta, com períodos de abertura de sol no começo da tarde. As máximas sobem mais e podem ficar na casa dos 23ºC a 25ºC na Zona Sul.
Com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, associado ao avanço de uma frente fria, a chuva poderá ser moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora na Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral Médio, durante a noite. Os acumulados variam entre 10 e 30 mm por dia, podendo ocorrer precipitações em valores superiores a 40 mm de forma isolada.
O avanço da frente fria e a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano deverá ampliar o cenário de chuva na quinta-feira, 17.