Com 115 atletas oriundos de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Pelotas recebeu neste sábado (12), no Ginásio Municipal, uma etapa do Estadual organizado pela Federação Gaúcha de Karatê (FGK). Segundo a entidade, houve aumento de 50% no número de inscritos em relação à edição do ano passado, demonstrando o crescimento da modalidade, a qualidade e o respaldo de eventos em solo pelotense.
Única representante da cidade na competição, que só teve categorias acima dos 16 anos, a Associação Shido-Kan, realizadora do campeonato, foi a equipe com mais medalhas. Os 17 atletas locais somaram um total de 42 idas ao pódio (13 ouros, 16 pratas e 13 bronzes). Principal atleta do Estado, o pelotense Fernando Marques garantiu seu 26º título gaúcho individual e o 13º ano sem derrotas em lutas na FGK.
O sensei Ilton Marques, presidente da Shido-Kan, destaca impactos além do esporte. “Pelotas merece grandes eventos na cidade e seguiremos trabalhando nesta causa, assim como em outras tão importantes para a modalidade. O karatê pelotense terá outros eventos até o final do ano que movimentarão a cidade, principalmente nos setores de alimentação e hospedagem”, destaca.
O prefeito Fernando Marroni (PT) participou da abertura. “Pelotas é uma cidade acolhedora e que quer ter no esporte a sua marca também”, disse. O evento contou com patrocínio das empresas Bebidas Biri, Frigorífico Roloff, Irmãos Jouglard, Prometal e TopWay English School. A prefeitura de Pelotas apoiou o evento através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria de Turismo.
Participaram atletas de Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Alvorada, São Leopoldo, Cachoeirinha, Santa Maria, Caxias do Sul, Torres, Vera Cruz, Santiago, Sananduva, Uruguaiana, Triunfo, Erechim e Machadinho.
Sequência do calendário
Em agosto, Pelotas receberá um Curso Nacional de Karatê, com o sensei Edson Nakama, aluno direto do sensei Juichi Sagara (in memoriam), um dos introdutores da arte marcial no Brasil. Em outubro ocorrerá a Taça Cidade de Pelotas. O evento tem status de Open Nacional, fazendo parte do Circuito Nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).
Já o próximo compromisso da Associação Shido-Kan será no final deste mês, em Londrina (PR), onde atletas disputarão as etapas do Paraná do Campeonato Brasileiro e do Open Nacional.
Resultados da Shido-Kan
- Otávio de Oliveira: campeão kata master e kata equipe master; vice-campeão kumite master e equipe master; bronze kumite adulto.
- Fernando Marques: campeão kumite adulto.
- Edmilson da Silva: campeão kumite master; vice-campeão kumite equipe master.
- Julien Barbosa: campeão kata equipe master; vice-campeão kumite equipe master; bronze kumite master.
- Hendrix Pestano: campeão kata equipe master, vice-campeão kumite master e kumite equipe master; bronze kumite adulto.
- Pedro Otávio Oliveira: campeão kumite adulto; bronze kumite sub-21.
- Tarso de Souza: vice-campeão kumite júnior, kumite equipe júnior e kata equipe júnior; bronze kata júnior.
- Tomás Barbosa: vice-campeão kumite equipe júnior e kata equipe júnior; bronze kumite júnior.
- Igor Duarte: bronze kumite adulto.
- Gabriel de Pinto: 5º lugar kata adulto.
- Vitório Casalinho: vice-campeão kata equipe júnior.
- Júlia Wagner: campeã kata adulto, kumite adulto, kata master, kumite master, kumite open e kumite equipe adulto.
- Amy Lee Pestano: vice-campeã kata equipe adulto; bronze kata júnior.
- Daiany da Rocha: campeã kata equipe sub-21, kumite equipe sub-21 e kumite equipe adulto; vice-campeã kata sub-21 e kumite sub-21; bronze kumite adulto e kumite open.
- Clara Barbosa: campeã kata equipe sub-21; vice-campeã kata equipe adulto, kata júnior e kumite júnior.
- Lívia Bastos: campeã kata equipe sub-21, kumite equipe sub-21 e kumite equipe adulto; vice-campeã kumite adulto; bronze kumite sub-21 e kata adulto.
- Stefanie da Silva: campeã kumite equipe sub-21; vice-campeã kata sub-21; bronze kumite sub-21 e kumite adulto.