Construção de ponte entre Rio Grande e São José do Norte pode começar em 2026

Ligação a seco

Construção de ponte entre Rio Grande e São José do Norte pode começar em 2026

Contrato com a Nova Engenharia S.A. deve ser assinado ainda neste mês

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Construção de ponte entre Rio Grande e São José do Norte pode começar em 2026
Ponte RG-SJN é considerada fundamental para o desenvolvimento da região.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) projeta que a construção da ponte entre Rio Grande e São José do Norte comece em 2026. A estimativa foi informada pelo órgão durante reunião com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), em Brasília.

A Nova Engenharia S.A. foi a vencedora da licitação promovida pelo Dnit para a elaboração dos projetos básico e executivo da obra, com proposta de R$ 7,5 milhões, financiados integralmente pelo governo federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). A empresa aguarda apenas a conclusão da fase de análise técnica para assinatura do contrato, prevista para ocorrer ainda neste mês.

A estrutura, com cerca de 3,8 quilômetros de extensão, deverá ligar a avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, ao Arroio do Laracha, em São José do Norte, substituindo o atual sistema de travessia por balsas e lanchas, utilizado diariamente por mais de oito mil pessoas. Entre os modelos estruturais em análise estão as opções de ponte com elevação ou do tipo canivete, definição que caberá à Nova Engenharia S.A.

Cronograma 

Conforme o edital do certame, a elaboração dos projetos de engenharia deverá ocorrer no prazo máximo de três anos. Um cronograma inicial apresentado pelo Dnit previa a finalização até julho de 2027.  Com a nova projeção do órgão, o documento deverá ser concluído ainda em 2026 a tempo da realização do leilão para construção da ponte, orçada em aproximadamente R$ 1 bilhão.

Impactos econômicos e logísticos

Na proposta técnica apresentada ao Dnit, é destacada a necessidade da construção da ponte para potencializar o desenvolvimento regional, ampliando a infraestrutura logística dos municípios e o escoamento de cargas no porto do Rio Grande. Com a estrutura, será possível reduzir em até 100 quilômetros a distância percorrida em direção ao norte do RS, através da BR-101.

O projeto abre caminho para a ampliação dos terminais portuários na margem de São José do Norte, viabilizando novos investimentos e aumentando significativamente a movimentação de cargas. Atualmente, o distrito industrial rio-grandino dispõe de poucas áreas disponíveis, enquanto no lado nortense existe um vasto espaço para expansão.

De acordo com o Estudo Técnico Preliminar do Dnit, na margem de São José do Norte há um canal de navegação natural, com profundidade em torno de 14 metros e com extensão suficiente para atracar mais de 16 navios de 360 metros de comprimento cada um, garantindo a possibilidade de 19 berços e seis terminais.

Participação popular

Em abril, uma audiência pública realizada na prefeitura de Rio Grande debateu a construção da ponte. Na ocasião, foram apresentados os estudos de viabilidade e os traçados preliminares da ponte. O superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro, explicou que caberá à empresa vencedora definir o traçado final, com base em critérios técnicos e ambientais.

Uma nova audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores de São José do Norte, já com a presença da Nova Engenharia S.A., para detalhar os próximos passos e ouvir a comunidade nortense.

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