Com a provável adesão de pelo menos quatro clubes para a disputa da categoria feminina neste ano, o próximo campeonato da Associação Colonial de Pelotas (ACP) deve ultrapassar o número de mil atletas envolvidos. A projeção é do presidente da entidade, Ladir Almeida, que concedeu entrevista nesta quarta (9) ao programa Resenha Esportiva, da Rádio Pelotense.
“Fora o feminino, no nosso sistema de inscrições a gente inscreve 110 atletas por clube, para as quatro categorias [sênior, reserva, veteranos e titulares]. Em oito clubes, seriam 880 atletas da categoria masculina. Se fossem mais 25 por clube para a categoria feminina, daria mais 200, ou seja, daria [cerca de] 1080 pessoas envolvidas dentro do campo. Sem falar na parte de fora, das pessoas que trabalham, que vão e torcem”, afirmou.
De acordo com Almeida, a ACP pretende repassar aproximadamente R$ 10 mil a cada um dos clubes (Vila Nova, Arroio do Padre, Concórdia [de Cerrito], Independente [de Morro Redondo], Sanga Funda, Santa Irene, União e Marítimo) nesta temporada. A associação recebeu valores oriundos de emendas impositivas do orçamento de 2025 da Câmara de Vereadores de Pelotas.
Uma reunião na próxima segunda-feira deve definir, além da situação da categoria feminina, o regulamento e outros detalhes da temporada. O campeonato vai começar em 17 de agosto, uma semana após o Dia dos Pais. “Virar o ano jogando é complicado até para as férias do pessoal. Então a gente projeta até a média de 23 de dezembro”, explica o presidente da entidade.