Licitação da travessia entre Rio Grande e São José do Norte deve sair no segundo semestre

Concessão

Licitação da travessia entre Rio Grande e São José do Norte deve sair no segundo semestre

Segundo a reguladora, o edital compreenderá apenas a travessia por lanchas, sem incluir balsa

Por

Licitação da travessia entre Rio Grande e São José do Norte deve sair no segundo semestre
Novo edital está quase concluído. (Foto: Divulgação)

A Metroplan, responsável por regular, supervisionar e fiscalizar o sistema de travessia de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte, espera lançar a licitação para a concessão do serviço neste segundo semestre. O novo edital está 90% concluído, segundo informado durante reunião entre representantes da empresa e da prefeitura de São José do Norte.

O processo licitatório compreenderá apenas a travessia aquaviária por lanchas, sem incluir as balsas que realizam o transporte de veículos. Atualmente, a empresa responsável pelo serviço a ser licitado é a Transnorte.

A travessia conecta, em média, quatro mil pessoas diariamente entre as duas cidades pela Lagoa dos Patos. O trecho é percorrido em cerca de 30 minutos, em condições normais, e a tarifa é de R$ 5,95 para público em geral, R$ 3 para idosos e gratuita para crianças de até cinco anos de idade.

Demandas dos passageiros

Entre os dias 24 e 27 de junho, a Metroplan promoveu uma ação de fiscalização e contagem de passageiros em todos os horários de operação, com o intuito de verificar, in loco, os dados de demanda informados pela empresa operadora, a Transnorte.

As principais reclamações dos usuários são a condição das lanchas, os horários reduzidos de travessia e o pagamento apenas em dinheiro.

O prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães (UB), reforça a urgência de mudanças no atual sistema a serem pensadas e reforçadas no edital a ser publicado. “É essencial que a frequência das lanchas retorne ao padrão anterior à pandemia, com saídas de meia em meia hora. Isso é fundamental para garantir mobilidade e qualidade de vida à população nortense”, diz.

A modernização nas formas de pagamento é outra demanda recorrente dos passageiros. Atualmente, as passagens devem ser adquiridas nos terminais hidroviários de Rio Grande e São José do Norte, no momento do embarque e com pagamento apenas em dinheiro. Há a possibilidade de adquirir a bilhetagem eletrônica por meio do Cartão Transnorte, com recargas feitas por pix, transferência ou depósito bancário. O pedido da prefeitura é que o pagamento nos guichês também inclua a possibilidade de pix e cartões de crédito e débito.

Transnorte

Segundo a Metroplan, o contrato com a empresa Transnorte permanece vigente, em caráter emergencial, até a conclusão do processo licitatório para assegurar a continuidade da operação.

A empresa enviou uma nota ao A Hora do Sul onde reitera que aguardará a publicação do edital para avaliar os termos da licitação e, a partir disso, decidir sobre a participação ou não no processo.

Nova reunião

Está prevista uma nova reunião para a sexta-feira, entre o prefeito de São José do Norte e o superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, para dar continuidade às tratativas e a definição dos próximos passos para a licitação.

A reguladora avalia que serão necessárias novas reuniões com os municípios de São José do Norte e Rio Grande, para alinhamento e definição de questões operacionais relativas às estações hidroviárias e à prestação do serviço.

Acompanhe
nossas
redes sociais