Na tarde desta terça-feira (8), o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentou projetos de requalificação do estádio Bento Freitas elaborados por alunos da instituição. O evento foi realizado no Salão de Honra do clube.
Ao todo, foram desenvolvidos sete projetos de revitalização da fachada, do layout interno, vestiários, salões, áreas de imprensa e de lazer. Todos os projetos contam também com intervenções no espaço urbano, como ruas e praças do entorno, e acessibilidade.
A atividade foi realizada por 30 alunos do sétimo e do nono semestre orientados por cinco professores. Estiveram presentes na apresentação o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o presidente do Grêmio Esportivo Brasil, Vilmar Xavier, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Laura Zambrano, o vice-presidente de patrimônio do clube, Luciano Abrantes, além de demais dirigentes, professores e alunos.

Iniciativa, que só poderia ser viabilizada pelo clube em longo prazo, envolve ainda espaços do entorno do estádio, nas ruas (Foto: Reprodução – UCPel)
Patrimônio cultural e social de Pelotas
Laura Zambrano ressaltou a importância do projeto para toda a comunidade: “É a primeira vez que a gente conclui uma requalificação de um estádio. O Bento Freitas é um patrimônio da cidade de Pelotas, com valor cultural, ambiental e histórico. Estes trabalhos trouxeram frutos positivos para a comunidade acadêmica, para o clube e para a sociedade”, ressaltou. Laura ainda expressou o desejo de desenvolver outros projetos de requalificação de estádios da cidade, em parceria da universidade com os clubes.
Luciano Abrantes, dirigente do clube, identificou como positiva esta parceria. “Foram apresentados projetos excelentes. A partir do que os alunos executaram, nós vamos captar recursos e, a longo prazo, executar as melhorias necessárias”, celebra.
Integração urbana e bem-estar social
O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social, Alexandre Pereira Maciel, ressalta a proposta de uma praça na avenida Juscelino Kubitschek.
“Essa praça vai integrar os espaços públicos, levando em consideração a convivência e a acessibilidade das pessoas em dias de jogos e em dias de não jogos também. Foi uma execução importante para a prática dos alunos, priorizando o bem-estar social da comunidade”, afirma o docente.
Igor Lima da Silva, aluno do sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo, é responsável por um dos projetos. Ele enfatiza a importância da ação para com a sua formação acadêmica: “nunca imaginei que estivesse à frente de um projeto de requalificação de um clube esportivo, mas sabia que a arquitetura me desafiaria enquanto profissional. O curso tem me motivado e me inspirado”.