O aproveitamento de 30% do Brasil na Série D do Brasileirão é jogado para baixo muito por conta da performance do Xavante contra alguns de seus mais habituais adversários. O Rubro-Negro somou apenas um ponto dos 15 disputados em partidas diante dos outros gaúchos no grupo A8 (São José, São Luiz e Guarany). Resta apenas um confronto dentro do RS – o próximo, às 18h do próximo domingo (13), na casa do Zeca, em Porto Alegre.
A equipe do técnico Emerson Cris perdeu quatro vezes para os oponentes do mesmo estado na competição. E marcou apenas um gol – Luiz Henrique, em um rebote de pênalti no revés por 3 a 1 para o São José, no Bento Freitas. A conquista de somente 6,6% dos pontos em jogo contra os demais representantes do RS na quarta divisão nacional contrasta com o aproveitamento diante dos catarinenses, por exemplo.
Isso porque o Brasil superou os três times de Santa Catarina na chave A8 – todos estão no G-4 a três rodadas do fim da primeira fase. Foram vitórias por 1 a 0 sobre Barra e Joinville, na Baixada, e 2 a 1 na casa do Marcílio Dias. Com as derrotas para JEC e Marcílio, respectivamente no Bento Freitas e na Arena Joinville, o aproveitamento total do Xavante frente às equipes de SC é de 60%, desempenho do Joinville, atual vice-líder.

Restam três rodadas para o fim da primeira fase (Foto: Reprodução – AHS)
Cris fala em “juntar os cacos”
Emerson Cris repetiu no domingo, após a derrota para o São Luiz, um discurso já aplicado em outras ocasiões – inclusive em resultados negativos. O treinador do Xavante lamentou o erro da defesa rubro-negra no lance do gol da equipe de Ijuí, marcado por Roberto Baggio, e disse que o adversário apenas explorou a bola longa para o centroavante Da Silva como alternativa ofensiva.
“Criamos algumas oportunidades, perdemos alguns gols incríveis, mas é o futebol. Infelizmente a gente fica refém de algumas coisas. No futebol, como diz o Muricy, a bola pune”, afirmou. “Juntar os cacos mais uma vez. Ver o que vai ser feito. Conversar com os atletas, procurar trabalhar cada vez mais. Honrar. É nosso nome que está aqui, nossa honra. Temos que trabalhar com dignidade e entregar dignidade para o nosso torcedor”.
Ao se reapresentar, o elenco foca na partida de domingo, às 18h, contra o São José, no gramado sintético do estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, pela antepenúltima rodada da primeira fase. Iago Motta, zagueiro titular, está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Os meio-campistas Giovani Alvisi e João Libânia também cumprirão suspensão.
Série D
Grupo A8
12ª rodada
Domingo (13)
15h | Guarany x São Luiz
Azuriz x Joinville
18h | São José x Brasil
Segunda-feira (14)
20h | Marcílio Dias x Barra
Xavante vs gaúchos na Série D
Primeiro turno
- Brasil 1 x 3 São José
- São Luiz 1 x 0 Brasil
- Brasil 0 x 0 Guarany
Segundo turno
- Guarany 1 x 0 Brasil
- Brasil 0 x 1 São Luiz
- Domingo, 18h | São José x Brasil