A Rádio Pelotense está de volta. Nesta segunda-feira (7), a emissora mais antiga do Rio Grande do Sul retorna à ativa, agora operando na frequência 99.5 FM, sob gestão do Grupo A Hora. A data marca não apenas o aniversário da cidade, como também antecipa o centenário da rádio, marco da história da comunicação gaúcha que ajudou a moldar a identidade da Zona Sul.
A estreia será marcada por uma programação especial e entrevistas com autoridades locais, entre elas o governador do estado, Eduardo Leite (PSD), que estará presente pela manhã. Segundo o coordenador da rádio, Fabiano Conte, o dia não terá atos solenes de inauguração, mas será festivo e simbólico, com programas especiais e convidados de destaque.
Novo ciclo com foco regional
“Devolver a Rádio Pelotense à comunidade significa um novo ciclo onde o foco vai ser o desenvolvimento regional em todos os setores da sociedade”, reflete o diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss. A emissora se integra às outras plataformas do grupo, como o portal de notícias do A Hora do Sul e o jornal impresso, ampliando o alcance e a profundidade da cobertura jornalística.
Com uma redação unificada entre rádio, portal e jornal, o trabalho jornalístico será transversal e colaborativo. “Queremos trazer debates para dentro da nossa estrutura, destrinchar os temas na rádio e aprofundar no dia seguinte no jornal”, explica Lucas Kurz, editor-chefe da central de jornalismo.
E o jornal?
O impresso A Hora do Sul segue como pilar da proposta editorial do grupo. Mais do que acompanhar os fatos, o jornal aprofunda os temas que surgem no cotidiano da rádio e do portal. Segundo Kurz, o impresso terá papel fundamental para trazer uma visão diferente, mais analítica e cuidadosa, que permita ao leitor compreender melhor os assuntos que impactam a região.
A partir desta segunda você pode se conectar com a Pelotense pelos seguintes meios:
- FM 99.5, com som digital limpo e alcance ampliado na Zona Sul;
- App Rádio Pelotense, para obter programação e notícias na palma da mão;
- Site do jornal A Hora do Sul, com stream de áudio e vídeo pelo navegador;
- YouTube, em transmissão ao vivo com imagens dos bastidores e dos repórteres;
- Alexa, com acesso por comando de voz em dispositivos compatíveis.