O São Luiz, adversário do Brasil no próximo domingo, vive uma péssima fase na Série D ao colecionar quatro derrotas nas últimas cinco rodadas. O time de Ijuí só não é lanterna do grupo A8 pelo número de vitórias em relação ao Guarany.
Na última segunda-feira, o Rubro tinha uma excelente chance de vencer o São José no estádio 19 de Outubro e diminuir para três pontos a distância do G-4. No entanto, o Zequinha levou a melhor por 2 a 1.
Para as últimas quatro rodadas da primeira fase, o São Luiz fará três jogos como visitante, condição em que a equipe sequer pontuou na competição. O cenário adverso faz o diretor de futebol do clube de Ijuí, Tiago Stragliotto, admitir não acreditar mais na possibilidade de classificação mesmo que a matemática mostre ser possível, porém improvável.
O dirigente afirma que o São Luiz deve utilizar as últimas partidas para observar jogadores que tiveram pouca minutagem já de olho no planejamento da temporada 2026.
“Matematicamente ainda existe chance de classificação, mas infelizmente a gente não vê assim, tanto que já para o próximo jogo a gente vai dar oportunidade para alguns jogadores que não tiveram tantos minutos em campo para que a gente possa estar avaliando também”, disse.
Além do confronto no Bento Freitas, o Rubro ainda jogará como visitante em Bagé e no Paraná contra o Azuriz. Em casa o rival será o líder Barra.
“A gente vai procurar honrar a camisa do São Luiz, a tradição, fazer o máximo de pontos que a gente conseguir para terminar na melhor colocação possível, mas já planejando o ano que vem”, destaca Tiago Gaúcho, como era conhecido na época de jogador.
O ex-volante do Pelotas admite que o planejamento da Série D não deu certo, mesmo a equipe mantendo a comissão técnica do Campeonato Gaúcho e realizando uma pré-temporada de 30 dias. Por outro lado, o São Luiz disputou poucos amistosos, que, de acordo com o diretor de futebol, “mascararam as deficiências” do elenco. Depois de todo trabalho na preparação, a direção demitiu Iarley após a segunda rodada. Cristian de Souza foi contratado e permanece no cargo até o momento.
Outro fator apontado pelo dirigente são os tropeços em casa. Em seis jogos como mandante, o São Luiz perdeu para Azuriz, Joinville e São José.
Problemas para treinar
Assim como Emerson Cris, o técnico Cristian de Souza vem reclamando das condições para treinar, citando o estado do gramado do 19 de Outubro como “demolido”.
Sobre o último jogo, o treinador lamenta a fase ruim em que o time cria e não consegue transformar as chances em gol.
“A gente está vivendo aquele momento da fase ruim, da bola não entrar, de pressionar e não converter em gol, aí o adversário em um contra-ataque acha um gol, é mais fácil, tu perde a tranquilidade e fica ansioso. É o momento que a gente está passando aqui”, completa.
Série D | Grupo A8
11ª rodada
Sábado (5)
16h | Barra x Azuriz
18h | São José x Guarany
Domingo (6)
15h | Brasil x São Luiz
16h | Joinville x Marcílio Dias