Rádio a serviço do desenvolvimento regional

Estreia no dia 7

Rádio a serviço do desenvolvimento regional

A programação da Pelotense abre espaço para os assuntos de interesse da Zona Sul

Por

Rádio a serviço do desenvolvimento regional
Rio Grande é um dos 23 municípios com cobertura diária na programação. (Foto: Jô Folha)

Seguindo a linha editorial do Grupo A Hora, a Rádio Pelotense – que estreia na próxima segunda-feira (7) -, possui uma grade inteiramente voltada ao desenvolvimento da Zona Sul, apostando em debates diários, prestação de serviço e correspondentes que cobrem 21 municípios além de Pelotas.

Segundo Jarbas Tomaschewski, coordenador editorial e de produtos do jornal A Hora do Sul, a emissora herda do impresso o compromisso de estar a serviço do desenvolvimento regional. “Entendemos o papel da rádio, enquanto veículo de comunicação, como um agente transformador que pode contribuir para que uma região se desenvolva em todos os seus aspectos, seja social ou economicamente”, afirma.

A programação vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 6h, intercalando boletins dos mais variados assuntos de interesse público com uma equipe de repórteres atenta aos principais acontecimentos. “Acredito que rapidamente a região vai perceber o papel da rádio pelotense”. Para Fabiano Conte, coordenador da rádio, uma imprensa forte e com liberdade de atuação editorial é peça chave para o desenvolvimento. “Esse é o nosso grande propósito”.

Cobertura regional

Cada repórter mantém contato diário com prefeitos, vereadores, sindicatos e moradores para mapear demandas locais. Victória Fonseca é a repórter responsável pela cobertura das cidades de São Lourenço do Sul, Candiota, Piratini, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Ela salienta a importância dessa abrangência para dar voz à zona sul.

João Pedro Goulart traz as principais notícias de Canguçu, Capão do Leão, Morro Redondo, Arroio do Padre e Herval. O repórter, natural de Canguçu, acredita que a cobertura também pela rádio fortalece o vínculo com a comunidade, “garantindo representatividade e acesso à informação para quem vive fora de Pelotas”.

Daniel Costa, rio-grandino, faz a cobertura das cidades de Rio Grande, São José do Norte, Turuçu, Arroio Grande e Jaguarão. Para ele, as visitas nos municípios são fundamentais para compreender a importância de cada pauta tanto para o município quanto para região, contribuindo para que todos possam ter espaço e informação de qualidade.

Cíntia Piegas tem no seu roteiro Pinheiro Machado, Pedro Osório, Pedras Altas, Cerrito e Santana da Boa Vista. Cíntia relata que há anos a região luta por representatividade e maior reconhecimento de seu potencial. “A rádio Pelotense chega para fazer esse elo entre os municípios e os ouvintes”.

Como se conectar a Pelotense?

  • FM 99.5, com som digital limpo e alcance ampliado na Zona Sul.
  • App Rádio Pelotense, para obter programação e notícias na palma da mão, disponível nas lojas de aplicativos Android e iOS.
  • Site do jornal A Hora do Sul, com streaming de áudio e vídeo pelo navegador.
  • YouTube, em transmissão ao vivo com imagens dos bastidores e dos repórteres.
  • Alexa, com acesso por comando de voz em dispositivos compatíveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais