Obra de restauro de Igreja em Jaguarão está 40% concluída

Patrimônio

Obra de restauro de Igreja em Jaguarão está 40% concluída

Trabalho iniciado em janeiro tem previsão de ser concluído antes do final do ano

Por

Obra de restauro de Igreja em Jaguarão está 40% concluída
Arquiteta diz que trabalho tem reaproveitamento máximo da estrutura original (Foto: Divulgação)

A restauração da Igreja Imaculada Conceição de Jaguarão, iniciada em janeiro, está em ritmo acelerado. Apesar de ter sido encontrada uma situação mais precária do que previsto, mais de 40% da obra já foi executada. O templo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os primeiros meses de obras contemplaram a contratação de equipes, obtenção de registros e licenças, instalação da obra e realização dos serviços iniciais. Desde que iniciou o trabalho, além do projeto completo de restauração prevendo as próximas etapas, também já foi realizada colocação de tapumes ao redor do prédio com proteção da calçada e ladrilhos; criação, produção e instalação de placas informativas; colocação de placas em madeirite no interior da igreja para proteção dos bens e ornatos; limpeza geral da igreja para início das obras, incluindo a limpeza da cobertura e forro em estuque e retirada das telhas para análise e limpeza; imunização das madeiras, entre outras ações. A colocação das telhas se dará somente após a conclusão da instalação das chapas em todos os trechos.

Esta é a primeira etapa de restauração do templo e tem como foco a cobertura. O telhado está sendo restaurado por trechos, ou seja, uma parte da cobertura é descoberta para realização dos serviços e somente após o término de todas as intervenções neste trecho são realizados os serviços no trecho seguinte, evitando que a igreja fique exposta às intempéries durante a obra. Apenas dois pequenos trechos ainda estão pendentes.

“Este trabalho minucioso e de reaproveitamento máximo da estrutura original é o que diferencia uma verdadeira restauração de uma simples reforma”, explica Simone Neutzling, arquiteta especialista em restauração de prédios históricos responsável pela gestão e proponente do projeto por meio de sua empresa Perene Patrimônio Cultural.

Apoio da comunidade 

A Igreja Azul teve sua restauração aprovada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC). A primeira etapa da restauração da igreja foi orçada em aproximadamente R$1 milhão de reais e conta com o patrocínio de Supermercados Paraíso, Grupo Quero Quero, Carlinhos Tradição Supermercados e Supermercados Povão.

Fechada desde 2017 por motivo de segurança, a Igreja Imaculada Conceição contou com os esforços da comunidade para viabilizar a elaboração do projeto de restauração. Em 2020, o estado precário do telhado passou a ocasionar infiltração de água da chuva, acelerando a deterioração da estrutura de madeira e, principalmente, do forro em estuque, que ameaçava ruir. Em 2022, a comunidade iniciou a arrecadação de recursos para a restauração da Imaculada. A primeira ação foi a realização de uma rifa, que arrecadou aproximadamente R$220 mil reais. Além disso, o brechó com roupas e objetos doados passou a funcionar de forma permanente, com o objetivo de buscar recursos para a restauração e manutenção da Igreja.

Acompanhe
nossas
redes sociais