Pouco mais de um mês após o início da data-base, o Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) e a prefeitura ainda negociam um consenso sobre as reivindicações da categoria. Depois de uma reunião de três horas entre as partes, o Simp aguarda uma nova proposta do Executivo. Os servidores buscam um reajuste salarial superior aos 5,2% apresentado inicialmente e o avanço em outras demandas como a valorização do vale-alimentação.
De acordo com o presidente do Simp, Tiago Botelho, a prefeitura teria se comprometido em realizar cálculos e simulações sobre o impacto financeiro de um reajuste maior, porém os secretários presentes não teriam informado ao sindicato quando será enviada a resposta. “Tratamos de todos os pontos da nossa pauta aprovada em assembleia, no sentido de tentar avançar ainda mais nas propostas originalmente apresentadas”, diz.
Reajuste salarial e do vale-alimentação
Entre as principais demandas dos municipários estava a valorização salarial de 11,06%, mais do que o dobro do percentual de 5,2% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024 ofertado pelo Executivo. O índice reivindicado corresponde aos últimos dois anos sem correção dos salários.
Além disso, para o pedido de equiparação do valor do vale-alimentação da administração direta com a indireta, o Executivo propôs a mesma valorização de 5,2%. A reivindicação do Simp equivale a um aumento de 76% e tem como base os valores recebidos pelos servidores do Sanep. Com isso o benefício passaria dos atuais R$ 500 para R$ 882,77.
Diante da discrepância entre as demandas e a proposta da prefeitura, em assembleia-geral realizada na última quinta-feira, a categoria decidiu por não aprovar a oferta nem rejeitar, mas buscar um avanço junto à prefeitura por meio de uma comissão de negociação. Agora o Simp aguarda o retorno da prefeitura com uma nova proposta para realizar outra assembleia a fim de apreciar o apresentado.