A decisão de separar o lixo reciclável pode garantir aos pelotenses mais do que ajudar no cuidado com o meio ambiente: também pode virar descontos em contas e dinheiro depositado em carteira digital.
O serviço está disponível no Shopping Pelotas e outros pontos da cidade, por meio da Retorna Machine, um equipamento disponibilizado pelo Grupo Equatorial Energia.
A máquina recolhe embalagens pós-consumo para reciclagem e devolve aos clientes moedas digitais, que são chamadas de “tricoins”.
O processo funciona através de um sistema de gamificação e a moeda digital pode ser usada como créditos para linhas pré-pagas de celular, descontos em livrarias, abatimento do valor na conta de luz, crédito para o iFood ou convertida em dinheiro para quem tem conta no PagBank, Mercado Pago, Ambipar Bank ou até mesmo em créditos de carbono.
Desde o início da implementação da Retorna Machine no Shopping Pelotas, em outubro de 2024, cerca de 690 unidades de materiais foram recolhidos. Eles foram revertidos, no total, em 3.988 tricons, com 25 usuários cadastrados no sistema até o final de abril deste ano.
A máquina está localizada no espaço da Loja do Bem, e pode ser encontrada também no Pop Center, Mercado Público e Parque Una.
Parceria
A Retorna Machine é um equipamento do projeto E+ Reciclagem, do Grupo Equatorial, e está presente em vários locais do Rio Grande do Sul, incluindo Pelotas. Em três anos de atuação, foram recolhidas 4,2 mil toneladas de resíduos.
“Conseguimos não apenas diminuir o volume de resíduo que iria para aterros, mas também promover um ciclo sustentável de reaproveitamento de materiais”, afirma o analista do Programa de Eficiência Energética da CEEE Grupo Equatorial, Jonatan Silva.
O projeto E+ Reciclagem já beneficiou cerca de 8 mil clientes cadastrados, em 21,5 mil transações, com bônus que somaram R$ 120 mil nas faturas de energia. Há relatos, segundo o analista, de famílias que, a partir do volume de resíduos descartados no projeto, conseguiram zerar faturas mensais.
Além de Pelotas, as máquinas estão disponíveis na região metropolitana de Porto Alegre e a expectativa da empresa é ampliar as frentes de atuação do projeto no Rio Grande do Sul.
Guardião da Natureza
O programa Repensa do Shopping Pelotas também recebe visitas de estudantes da rede municipal de ensino, que participam de um roteiro guiado pelas diferentes etapas do projeto.
Durante a visita, os alunos aprendem sobre a importância da destinação correta de resíduos e acompanham de perto o processo de transformação do lixo orgânico, produzido na praça de alimentação, em composto orgânico.
A iniciativa deve ser expandida neste ano para as redes estadual e particular de ensino, com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance da educação ambiental promovida pelo shopping.
As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para agendar a visita.