Oito representantes do Sweet Bike Team, de Pelotas, subiram ao pódio de suas categorias na quarta etapa do Campeonato Gaúcho de mountain bike XCM (cross-country maratona, na sigla em inglês). Cinco deles foram campeões. Lúcia Badia venceu a elite feminina na modalidade Sport, cujo percurso é de 42 quilômetros com 800 metros de altimetria.
No final de semana, em Erechim, também levaram a melhor em suas categorias Vagner Garcia (master B1 na modalidade Pro, de 64 quilômetros de trajeto e 1.450 metros de altimetria), Vanessa Morales (B1 feminino), João André (master C2) e Gabriel Lerm (júnior) – os últimos três na modalidade Sport.
Camila Lemos chegou em terceiro lugar da elite feminina na Sport, mesma posição de Rafael Rodegueiro na master B1 Pro. Na categoria sub-30 Pro, Rodrigo Bartell fechou a prova na quinta colocação. A etapa teve organização do Sesc com o Rally Internacional de Erechim. Na temporada, o Sweet Bike Team está na segunda colocação por equipes.
Sobre a disputa em Erechim, Rodrigo Bartell destaca o impacto do barro no peso da bicicleta e consequentemente no rendimento dos atletas. “O que pesou para a maioria do pessoal foi barro. Para nós, não. Onde tinha muito barro, eram lugares mais planos, então a gente aqui da região teve um domínio a mais em cima do barro”.
O calendário do estadual de mountain bike, sob coordenação da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), agora tem uma pausa de inverno. As competições retornam em setembro.