Com uma roda de conversa sob o tema Autopublicação: como podemos reduzir os custos de impressão de livros no Brasil?, os integrantes do Coletivo Autores de Pelotas (CAP) abrirão o 7° Festim de Maio #EuLeioPelotas. O evento começa hoje, às 18h, e prossegue amanhã, às 19h, no La Fusión, junto ao Clube Comercial. A entrada é gratuita até as 20h30min. Após esse horário, com o início das apresentações musicais contratadas pela casa, será cobrado couvert artístico.
Com o tema Nossa gente, nossas histórias, o 7° Festim de Maio #EuLeioPelotas terá três de suas principais atividades no La Fusión, apoiador desta edição. No evento de abertura participam os autores do coletivo. A intenção é trocar experiências entre eles e com o público. “E dicas para autores independentes que publicam ou querem vir a publicar”, explica a escritora e jornalista Joice Lima.
Após a roda de conversa, às 19h, ocorre o lançamento da coletânea Feitos de Luz e Sombras. O evento será encerrado com sarau literário e artístico amanhã, no La Fusión, a partir das 19h.
“Estamos vivendo um momento especial para o Brasil, com a nossa cultura em evidência no mundo… No cinema, temos um filme vencedor de Oscar. Com as redes sociais essa representatividade pode e deve se ampliar e o nosso sétimo Festim vem reforçar essa ideia de divulgar o que é nosso, produzido na nossa cidade”, destaca o coordenador geral desta edição, Charlie Rayné, autor de dois livros publicados e integrante de coletâneas e antologias.
Oficinas literárias
Rayné, que também é ator e diretor de teatro, irá ministrar a oficina de Leitura Dramática: a arte de dar vida aos textos, uma das três que serão oferecidas, gratuitamente, no Colégio Municipal Pelotense, amanhã à tarde. As ações têm apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SME).
“Fazer essas oficinas no Colégio Pelotense vai ajudar a atrair estudantes, o que contribui com os objetivos do Coletivo, de estimular a leitura e incentivar a escrita”, reflete Joice, que tem sete livros publicados e ministrará a oficina de escrita criativa Minhas histórias – quero escrever… mas sobre o quê?, com orientações para impulsionar a escrita e exercícios práticos.
A terceira atividade na escola será a palestra Vivências literárias: relato de experiência como autora em um evento na Colômbia, com Marciele Goetzke, que tem dois livros e colaboração em inúmeras publicações. No encontro, a escritora contará como foi sua experiência na Feria Internacional del Libro de Bogotá (FILBo), onde esteve neste mês.
As três atividades irão ocorrer das 16h30min às 18h30min de amanhã, no Colégio Pelotense. Para participar é preciso fazer a inscrição prévia através dos links na bio do @euleiopelotas, no Instagram. Os participantes receberão certificados.
Mais um livro do CAP
A coletânea Feitos de Luz e Sombras, quarta publicação lançada pelo CAP, conta com 32 contos, poemas e crônicas produzidos por 17 autores. Os textos foram escritos a partir de uma imersão criativa realizada no Theatro Sete de Abril durante o 6º Festim (que ocorreu excepcionalmente em outubro passado, devido à enchente, em maio). O livro teve apoio da MSG Editora, de Marciele Goetzke.
Hoje, no evento de lançamento, às 19h, serão entregues os livros adquiridos na pré-venda, realizada em março – haverá venda no local, a R$ 35 o exemplar. Também serão feitas leituras dramáticas de trechos do livro, por professores e estudantes do Studio Atores de Pelotas (SAP).
Feira e Sarau
Amanhã, das 10h às 16h, escritores do CAP serão encontrados na banca do Mercado das Pulgas, ao lado do Mercado Público. As feirinhas, onde são vendidos livros de integrantes do grupo com descontos de 10% ou mais, rendem momentos de troca entre autores e leitores. O encerramento do 7° Festim será com um Sarau Literário e Artístico, com a participação do Studio Atores de Pelotas (SAP).