Oito representantes de Pelotas disputaram a centésima edição da história do Campeonato Estadual organizado pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs) e realizado na Sogipa, em Porto Alegre. Quatro deles representaram a Decide, única equipe pelotense.
Pela Decide, Felipe Szymanski de Oliveira terminou em sétimo lugar no lançamento de martelo; Hélio Sampaio em 12º no lançamento de dardo; Andrei Tavares em 15º nos cinco mil metros rasos; e Douglas Lessa em 16º nos 200 metros rasos e 13º nos 400 metros rasos.
“Não tivemos resultados muito expressivos. Este ano o campeonato foi muito cedo, o que interfere pois nosso treinamento sempre começa depois das férias de verão. Geralmente o campeonato é em setembro ou outubro, o que dá mais tempo para treinar. Mas fomos e fizemos nosso melhor, eu não superei minha marca do ano passado, mas mantive o nível”, diz Felipe.
Na sequência do calendário de competições, a ideia é que a Decide envie representantes para o Troféu Lajeado, em 5 de julho, e para o Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, no segundo semestre.

José Antonio Machado da Cunha, o Totonho, alcançou índice para o Troféu Brasil (Foto: Divulgação)
Índice para Troféu Brasil
Representando a Associação Noroeste Runners (ANR), equipe sediada em Ijuí, três atletas daqui também estiveram no Estadual. O destaque ficou para José Antonio Machado da Cunha, o Totonho, 25 anos. Ele terminou na terceira colocação dos cinco mil metros rasos, com o tempo de 15min10s01, e garantiu índice para o Troféu Brasil de Atletismo, que será entre 31 de julho e 5 de agosto, em São Paulo.
Também pela ANR, Pablo Oliveira foi sexto colocado nos dez mil metros rasos, enquanto Renan Barckfeld fechou em quarto lugar na mesma prova. Como atleta da Sogipa, Claudinei Oliveira acabou na 11ª posição dos cinco mil metros e em oitavo nos dez mil metros.