O deputado estadual Zé Nunes (PT) cumpriu agendas em Brasília nesta semana para apresentar propostas para a ampliação e o fortalecimento do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária). Entre as reuniões, o deputado esteve nos ministérios da Fazenda e do Planejamento.
O objetivo é convencer os representantes do Conselho Monetário Nacional (CMN) para reverter as medidas adotadas pelo Banco Central que acabaram limitando os gastos do Proagro. “Isso acaba tirando agricultores do programa, e na medida em que tira, não vai conseguir financiar. Para este plano safra, se continuar com essas medidas, vamos ter uma grande dificuldade de acesso ao crédito”, afirma o deputado.
O Proagro é focado nos pequenos e médios produtores para isenção de obrigações financeiras em operações de crédito que não consigam ser pagas em razão de eventos climáticos, pragas ou doenças que atinjam rebanhos e plantações.

Deputado visitou ministérios em Brasília (foto: divulgação)
A proposta, construída pela Assembleia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, busca incluir todos os agricultores que utilizam o Proagro em uma política mais ampla de apoio à produção no campo. Entre os pedidos, está a redução de alíquotas e a criação de um fundo de investimentos para o programa.
Embora o Proagro esteja disponível em todo o país, cerca de metade dos recursos são aplicados apenas no Rio Grande do Sul. “Estamos lidando diretamente com um grande público, prioritariamente um público produtor de alimentos”, destaca.