Morre atleta pelotense Luisa Giampaoli
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira24 de Dezembro de 2024

Luto

Morre atleta pelotense Luisa Giampaoli

Ela tinha apenas 29 anos

Por

Atualizado sexta-feira,
26 de Julho de 2024 às 16:09

Morre atleta pelotense Luisa Giampaoli
Luisa era atleta de alto rendimento e recentemente foi convocada para competição internacional pela CBAt (Foto: Jô Folha)

O momento é de luto e tristeza no esporte pelotense e no atletismo nacional. Morreu nesta sexta-feira (26), aos 29 anos, Luisa Giampaoli, uma das representantes do esporte da cidade com maior relevância no país. Ela foi internada em junho apresentando sintomas como fortes dores de cabeça e problemas de memória.

O marido de Luisa, Eduardo Schmit, pede justiça, diz que houve descaso no tratamento da esposa e reclama da falta de realização de uma ressonância, exame que permite a identificação de quadros mais complexos. A atleta teve diagnósticos de leptospirose e pneumonia. Nos últimos dias, a principal suspeita dos médicos era de um edema cerebral.

Segundo o marido, porém, as dores de cabeças persistiram desde a hospitalização. Luisa chegou a receber alta no dia 14, mas voltou a ser internada. Ela estava entubada desde o dia 20 na UTI do Hospital Universitário São Francisco de Paula (Hufsp), cuja assessoria de imprensa confirmou a morte pouco antes das 15h desta sexta-feira.

O hospital divulgou nota à imprensa. “Em relação a causa do óbito, o prontuário médico é um documento sigiloso, do paciente, nos termos dos arts. 2º e 3º, da Lei Federal nº 8.069/90 e art. 89 da Resolução nº 1.638/02 do Conselho Federal de Medicina, cujo conteúdo deve ser discutido privativamente entre a equipe médica e a família. Demais, a família é possuidora do atestado de óbito com a causa do falecimento. Externamos nossas condolências à família da paciente Luisa Giampaoli”, afirma o comunicado.

Carreira

Luisa Giampaoli era atleta de alto rendimento e já levou o nome da cidade de Pelotas a diversas competições do atletismo nacional e internacional. Em abril, foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a seleção no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que ocorreu em maio em Cuiabá (MT).

Na última edição da Corrida de São Silvestre, principal prova de rua da América Latina, em São Paulo, a pelotense terminou em 17º lugar na elite A, principal categoria feminina. Ela ficou no top-10 entre as atletas brasileiras ao encerrar o percurso de 15 quilômetros em 58min32s, o melhor tempo de uma gaúcha.

A atleta também tem no currículo, por exemplo, participação no Troféu Brasil e o título da categoria geral feminina na Meia Maratona de Florianópolis, ano passado. Luisa quebrou o recorde da prova de 21 quilômetros na capital catarinense ao encerrá-la em 1h19min32s. Seu melhor tempo nessa distância é ainda melhor: 1h18min40 em pista.

Em 23 de junho deste ano, a atleta subiu ao topo do pódio na categoria feminina nos dez quilômetros do Poa Day Run, em Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais