A Nova Engenharia S.A. foi a vencedora do leilão para elaboração dos projetos básico e executivo da ponte entre Rio Grande e São José do Norte. Com proposta de R$ 7,59 milhões, a empresa superou outras seis concorrentes no leilão promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que agora inicia a análise técnica para habilitação da empresa.
A licitação seguiu o modelo de menor preço seguido da melhor técnica e previa um investimento de até R$ 10,3 milhões, financiado integralmente pelo governo federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o presidente da Associação Pró-Ponte RG-SJN, Jair Rizzo, a conclusão desta etapa representa 80% da realização da obra.
A estrutura, com cerca de 3,8 quilômetros de extensão, deverá ligar a avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, ao Arroio do Laracha, em São José do Norte, substituindo o atual sistema de travessia por balsas e lanchas, utilizado diariamente por mais de oito mil pessoas. Entre os modelos estruturais em análise estão as opções de ponte com elevação ou do tipo canivete, definição que caberá à Nova Engenharia S.A.
A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), afirma estar “muito feliz” com a notícia. Para ela, a definição da empresa “representa mais um passo muito importante na execução do processo”. “A gente sabe que ainda vai passar por análise, por aprovação final e homologação desta licitação, mas isso já representa que temos uma empresa e que os prazos deverão ser cumpridos para a execução deste projeto” afirma.
Prazos
Conforme o edital do certame, a elaboração dos projetos de engenharia deverá ocorrer no prazo máximo de três anos. Apesar disso, o cronograma apresentado pelo Dnit prevê que os trabalhos durem até julho de 2027. Esta etapa é considerada fundamental para viabilizar a licitação da obra em si, orçada em aproximadamente R$ 1 bilhão.
Impactos econômicos e logísticos
Na proposta técnica apresentada ao Dnit, a empresa destaca a necessidade da construção da ponte para potencializar o desenvolvimento regional, ampliando a infraestrutura logística dos municípios e o escoamento de cargas no porto do Rio Grande. Com a estrutura, será possível reduzir em até 100 quilômetros a distância percorrida em direção ao norte do RS, através da BR-101.
O projeto abre caminho para a ampliação dos terminais portuários na margem de São José do Norte, viabilizando novos investimentos e aumentando significativamente a movimentação de cargas. Atualmente, o distrito industrial rio-grandino dispõe de poucas áreas disponíveis, enquanto no lado nortense existe um vasto espaço para expansão.
De acordo com o Estudo Técnico Preliminar do Dnit, na margem de São José do Norte há um canal de navegação natural, com profundidade em torno de 14 metros e com extensão suficiente para atracar mais de 16 navios de 360 metros de comprimento cada um, garantindo a possibilidade de 19 berços e seis terminais.
Participação popular
Em abril, uma audiência pública realizada na prefeitura de Rio Grande debateu a construção da ponte. Na ocasião, foram apresentados os estudos de viabilidade e os traçados preliminares da ponte. O superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro, explicou que caberá à empresa vencedora definir o traçado final, com base em critérios técnicos e ambientais.
Uma nova audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores de São José do Norte, já com a presença da Nova Engenharia S.A., para detalhar os próximos passos e ouvir a comunidade nortense.