A escolha do curso de graduação pode ser uma decisão difícil. Pensando nisso e com o intuito de aumentar a procura, a Universidade Federal de Pelotas promove a Mostra de Cursos. A atividade é aberta ao público e acontece na próxima quarta-feira no ginásio da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef) das 9h às 17h.
Durante a programação, os visitantes terão a oportunidade de dialogar com representantes de cada curso, além de conhecer diversos setores da universidade. Além disso, no evento os participantes podem conhecer mais sobre as formas de ingresso, política de ações afirmativas, programas de assistência estudantil e aspectos da vida universitária.
A mostra acontece desde 2017 e busca aproximar a universidade da comunidade, em particular os estudantes do ensino médio, mas não apenas. “Entendemos como fundamental a participação das escolas de Pelotas e região, para que possamos aumentar o número de pessoas que enxerguem o ensino superior como um a espaço de formação a ser ocupado por todos, de direito de todas as pessoas”, afirma Antonio Alves, Pró-reitor de Ensino da UFPel. As escolas que desejam participar podem realizar inscrição prévia pelo formulário disponível na página da mostra t.ly/9oKq0.
Impacto na decisão
Entre os estudantes que passaram pela Mostra em anos anteriores, está Joana Leon, jovem de 18 anos, natural de Pelotas. Com o sonho de ingressar na UFPel desde o Ensino Médio, ela vivenciou a experiência do evento no último ano de escola. “A Mostra foi essencial para a minha escolha. Eu sempre gostei da área da comunicação, mas estava muito indecisa sobre qual curso seguir”, conta Joana. No espaço dedicado ao curso de Jornalismo, ela pôde conferir materiais utilizados pelos estudantes, além de banners que detalham a estrutura da graduação, incluindo laboratórios de TV e rádio.
Agora, como estudante da UFPel, Joana vive os primeiros momentos da trajetória acadêmica com entusiasmo. “Tem sido uma experiência empolgante. Apesar do início ser mais introdutório, a Universidade oferece muitas oportunidades de projetos e pesquisas para participar”, explica. Ela destaca o acolhimento dos professores e a qualidade dos conteúdos abordados em aula. “A cada semana que passa, tenho mais certeza de que estou no lugar certo”, finaliza.