O governo do prefeito Fernando Marroni (PT) está subestimando a crise institucional com com a Câmara de Vereadores e precisa reforçar a relação política com os parlamentares.
O sinal de alerta foi aceso pelo vereador César Brisolara, o Cesinha (PSB), que é da base do governo, e destacou a derrubada de vetos, as críticas frequentes à administração e a proposição de duas CPIs como indicativos da fragilidade das relações. Além disso, dois secretários do PSB deixaram os cargos na última semana e, até o momento, os substitutos não foram anunciados.

Prefeito Fernando Marroni em discurso aos vereadores sobre 90 dias de governo (foto: Fernanda Tarnac)
Apesar de, até agora, todos os projetos enviados pelo Executivo à Câmara terem sido aprovados, os vereadores da base têm tido dificuldades para defender o governo e contrapor as críticas diárias feitas pela oposição. Quando foi prefeito no começo deste século, Marroni não precisava enfrentar a força das redes sociais, que hoje são dominadas por seus opositores.
Nos quatro meses de gestão, o governo petista segue com dificuldades para emplacar uma narrativa e apresentar suas ações. Sem reforçar o diálogo com a Câmara e sem apaziguar os ânimos, os próximos três anos e oito meses de gestão não serão nada fáceis para o prefeito.