Após um Dia das Mães marcado pelas enchentes em 2024, neste ano o comércio de Pelotas aposta na data para retomar o fôlego. Uma das celebrações mais importantes do calendário varejista, a celebração deve movimentar as lojas da cidade com força renovada. Segundo a Pesquisa de Dia das Mães da Fecomércio-RS, realizada em oito municípios gaúchos, 71,4% dos consumidores planejam comprar presentes — e 39% pretendem gastar mais do que no ano passado.
Em clima de otimismo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas lançou a campanha “Maternidade é Plural”, que valoriza todas as formas de maternar — das mais tradicionais às que rompem padrões e ampliam os significados do cuidado e do afeto. A ação integra o movimento #PelotasEuComproAqui, que busca fortalecer o comércio local ao incentivar os consumidores a comprarem de empresas da cidade.
Com o cenário positivo, o conselheiro gestor da CDL Pelotas, Daniel Centeno, projeta uma semana intensa no comércio local. “Normalmente, as pessoas deixam as compras para os últimos dias, mas temos observado que as empresas locais estão preparadas para esse movimento. Existe uma compreensão cada vez maior dos empreendedores de que eles devem aproveitar essas datas com planejamento e boas estratégias de vendas, e isso só fortalece a economia pelotense”, comenta Centeno
Expectativas alinhadas
Renzo Antonioli, presidente do Sindilojas, afirma que a expectativa para o comércio no Dia das Mães é positiva, com projeção de crescimento significativo em relação a 2023 — ano de referência devido ao impacto negativo da enchente em 2024. Segundo ele, os segmentos que devem liderar as vendas são confecções, seguidos por calçados, perfumes, eletroeletrônicos e flores. As vendas devem se intensificar a partir de hoje, e o comércio que desejar poderá abrir no domingo.
Em uma loja de vestuário do centro da cidade, o gerente Rodrigo Mendes aponta que, em comparação com dois anos atrás, a movimentação no comércio está parecida, sem o crescimento esperado. “O clima quente tem atrapalhado, já que o frio costuma impulsionar as vendas de roupas mais pesadas, como pijamas, roupões e pantufas — que ainda são os presentes preferidos para a data”, diz. A previsão de chuva para os próximos dias também preocupa, mas há expectativa de melhora no fim de semana.
Experiências também ganham espaço
Um levantamento realizado pela CDL Porto Alegre mostra que a Classe C da população — geralmente associada à classe média — lidera uma mudança no comportamento de consumo para o Dia das Mães. No geral, as pessoas têm priorizado experiências afetivas, como passeios e viagens, em vez de apenas presentes tradicionais. A pesquisa ouviu 302 consumidores da capital e aponta um cenário otimista para o comércio.
10,3% pretendem fazer passeios no domingo.
5,2% farão viagens, sendo 55% deles da Classe C.
75,8% realizarão uma refeição especial, a maioria em casa, com gastos entre R$ 101 e R$ 300.
Economize no presente
Para quem deseja encontrar o presente ideal ou organizar o almoço em família sem comprometer o orçamento, o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha é uma alternativa. Com o Menor Preço, o consumidor compara os valores de milhares de produtos em tempo real, com base nas notas fiscais eletrônicas emitidas em todo o Estado. Ao digitar o item procurando, o aplicativo mostra o local onde está mais barato e por proximidade.
Além disso, a ferramenta oferece a funcionalidade Lista de Compras, que permite pesquisar vários itens ao mesmo tempo, e comparar o valor total em diferentes mercados da região. Disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, o Menor Preço pode ser utilizado por qualquer cidadão cadastrado no programa Nota Fiscal Gaúcha.