O técnico Emerson Cris vem repetindo em entrevistas a necessidade do time xavante evoluir na questão do entrosamento em campo, citando o fato de ser um elenco montado em um período curto e que não teve o tempo de preparação adequado até o começo da Série D. Por outro lado, o São Luiz, adversário do Xavante no sábado, vem apostando na base construída ainda no fim do ano passado para reagir na competição após início ruim.
Diante do São José, no último sábado, o Rubro-Negro entrou em campo com apenas dois remanescentes do Gauchão: o goleiro Gabriel Oliveira e o lateral-direito Murillo Lima. Já o São Luiz, contra o Guarany, atuou com oito jogadores do Campeonato Gaúcho. As únicas novidades foram as entradas de Alessandro, Weverton e Denis Germano. Uma filosofia diferente, que pode ser justificada pelo resultado obtido no Estadual.
Depois de duas derrotas, o Rubro demitiu o técnico Pedro Iarley e trouxe de volta Cristian de Souza. No primeiro jogo, a equipe de Ijuí reagiu e venceu por 1 a 0, empatando em pontos com o Brasil na classificação do grupo A8.
Portanto, o duelo das 16h deste sábado, no 19 de Outubro, colocará frente a frente equipes em estágios diferentes na temporada. Cabe ao Xavante reagir após mais uma semana de treino e que o técnico Emerson Cris não terá nenhum desfalque por suspensão.
Base de escalação mantida
Nas três primeiras rodadas, Emerson Cris não conseguiu repetir a escalação. A explicação foram lesões, suspensões e também jogadores chegando durante a competição, porém a base foi mantida. Gabriel Oliveira, Murillo Lima, Vitor Becker, Felipe Camargo, Bryan Gabriel, Luiz Henrique e Alison Mira iniciaram as três partidas até então, mas da metade.
“Contra o Azuriz mesmo nós tivemos dois jogadores que foram integrados ao grupo, vamos dizer assim, durante a semana. […] Esses jogadores vão ganhando entrosamento junto com os outros companheiros, e a tendência é essa, que haja uma evolução dentro da própria competição, dentro do decorrer dos jogos”, disse Emerson Cris na última semana.
Diante do São Luiz, Everton Sena volta de suspensão, sendo uma chance de escalar a equipe considerada ideal, excluindo os lesionados Rael, Rafael Gellati e Thobias.