A obra de recuperação da ponte Wilson Mattos Branco, na Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, está liberada para continuar. Agora, a estrutura passará pela colocação da manta geotêxtil e das pedras rachão até 29 de julho.
A continuidade dos serviços foi possível após a realização de uma nova batimetria da Lagoa dos Patos, no último sábado, confirmando que o local atingiu os cinco metros de profundidade exigidos pelo projeto de recuperação. A medição revelou uma estabilização da área, que chegou a registrar 11 metros durante a enchente de 2024, quando a estrutura foi interditada.
Com a dragagem concluída, o equipamento permanece na cidade até o dia 15 de maio como medida de segurança, caso seja necessário executar alguma intervenção adicional.
A obra, iniciada em outubro do ano passado, alcançou mais de 80% de execução e tem custo atual de R$ 4,2 milhões, com possibilidade de chegar a R$ 10 milhões até a conclusão dos trabalhos. Conforme a prefeitura, o custo para construção de uma nova ponte estaria em torno de R$ 60 milhões.
Teste de carga
Uma das etapas mais esperadas pelos moradores está no teste de carga da estrutura, programado para ser realizado até o dia 20 de maio. A partir dele, será possível avaliar a capacidade de sustentação da estrutura e indicar se o trânsito de veículos poderá ser retomado com segurança.
Com base no resultado do teste será elaborado o projeto técnico para a requalificação definitiva da ponte, que, conforme a chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Giovana Trindade, “já está contratado e apenas aguarda o ensaio de carga”.
Audiência pública e descontentamento
Durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores no fim de abril, a prefeitura apresentou o cronograma atualizado dos serviços em andamento e os próximos passos para a recuperação da ponte, interditada desde 22 maio de 2024. O encontro permitiu esclarecer aspectos técnicos da conclusão da obra.
Em contrapartida, a população da Ilha dos Marinheiros tem expressado descontentamento com a demora e a falta de acesso adequado à cidade. Desde julho, o transporte de veículos é realizado apenas através de uma balsa, que, conforme os moradores, não consegue dar conta da demanda.
Cronograma das próximas etapas da obra
- Até 15 de maio: permanência da draga em Rio Grande, para eventual reforço emergencial
- Até 20 de maio: realização do teste de carga
- Entre 5 de maio e 29 de julho: execução da manta geotêxtil e cobertura com pedras rachão
- Após o teste de carga: elaboração do projeto técnico de requalificação final da ponte