A primeira etapa do ano do Circuito Pelotense de Futevôlei reforça a tendência de alta da modalidade na região. Realizado no último final de semana no Complexo Bosque, o evento de abertura da temporada registrou novo recorde de inscritos. Foram 103 duplas espalhadas pelas sete categorias, com 198 jogos.
A etapa Imobiliária Bagé reuniu atletas dos 14 até mais de 50 anos e atingiu 29 duplas mistas, indicando crescimento no número de mulheres participantes. “As meninas jogaram demais, foi um show de futevôlei da parte das gurias”, elogia o professor de futevôlei e coordenador do Circuito, Bruno Rangel.
De acordo com a estimativa da organização, cerca de 700 pessoas prestigiaram as partidas no complexo de quadras de areia localizado na avenida 25 de Julho quase esquina Fernando Osório. Para jogar, vieram atletas de cidades como Rio Grande, São José do Norte, Bagé, Santa Maria, Camaquã e Flores da Cunha, por exemplo.
“Elevou o nível técnico da competição. Os atletas da nossa região evoluíram muito técnica e fisicamente. […] A gente que trabalha com o esporte consegue notar que vem crescendo muito o número de adeptos. Todo dia tem gente chamando querendo fazer aula, treinar. Acho que isso tem muita interferência do Circuito”, analisa Rangel.
A temporada terá três etapas. A próxima deve ser em agosto e a seguinte, para encerrar o ano, em novembro. A confirmação das datas ocorrerá em breve.
Circuito Pelotense de Futevôlei
Top-3 da primeira etapa de 2025
Misto B
1º Júlia Carolina Gonçalves e Luiz Henrique Scholles
2º Júlia Dutra e Guilherme Correa
3º Douglas Mazuco e Arielle Castro
Misto A
1º Eduarda Tolfo e Marcelo Vidarte
2º Victória Castelo e Gustavo Neumann
3º Natalia Bertoldi e Anderson Pacheco
Iniciante B
1º Ritieli Paiva e Vitor Coelho
2º Enzo Nunes e Leonardo Sena
3º Gilberto Escobar e Pyerre Silva
Iniciante A
1º Lucas Pederzoli e Nedi Amaral
2º Alberto Peske e Eduardo Karini
3º Guilherme Machado e Matheus Silva
Intermediário
1º Kevin Moraes e Guilherme Escobar
2º Renan Rodrigues e Illiê Correa
3º Otávio Gonçalves e Artur Gonçalves
A+B
1º Gustavo Neumann e Matheus Uhr
2º Yuri Bereznicki e Luiz Henrique Scholles
3º Lenon Troiano e Guilherme Souza
Livre
1º Gustavo Neumann e Marcelo Vidarte
2º Diego Garcia e Anderson Pacheco
3º Iago Gautério e Lucas Kruger
Modalidade
Criado no Rio de Janeiro nos anos 60, o futevôlei é praticado em quadras de areia. Como o nome indica, podem ser usadas todas as partes do corpo, exceto os braços e as mãos. Cada dupla dá no máximo três toques na bola antes de passá-la à quadra adversária.