Professora Zilda Morrone recebe homenagens pela aposentadoria

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Professora Zilda Morrone recebe homenagens pela aposentadoria

Por

Há 50 anos

Após servir o magistério pelotense por 38 anos, oito deles dedicados à direção do Instituto de Educação Assis Brasil, a professora Zilda Morrone recebeu várias homenagens na sua despedida do serviço público.
O início da carreira foi em 1935, quando concluiu o curso complementar, assumindo em 1937 no Grupo Escolar Doutor Dario Tavares, como professora primária. No ano seguinte passou a exercer a mesma função na Escola Félix da Cunha, até 1943, quando foi transferida para o Curso de aplicação da então Escola Complementar de Pelotas. Em 1957 assumiu o cargo de assistente do primário no mesmo estabelecimento, que naquela época passou a se chamar Escola Normal Assis Brasil. Mais tarde ocupou as funções de professora de didática e prática de educação primária. Posteriormente a Escola Normal foi transformada em Instituto Assis Brasil.

Agregadora

Líder nata tinha facilidade em mobilizar a comunidade escolar e conseguir a colaboração das famílias dos alunos. Esse perfil agregador possibilitou a construção de duas salas para o Jardim de Infância, salas de Artes e da merenda escolar, bem como uma passarela coberta ligando os dois prédios da entidade. Ainda em sua gestão foram concluídas salas do pavilhão da Educação Física, na época.
Foi pioneira no Estado na aplicação do Método de Contos em alfabetização. Também, quando diretora do IEBA, demonstrou igual pioneirismo ao instalar classes da 6ª série de recuperação no antigo primário e na aplicação de recuperação preventiva, antes de lei que instituiu a prática.

Por sua grande atuação no magistério, a professora nomeia a Escola Estadual Zilda Morrone e uma rua do município.

Fonte: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

 

Há 70 anos

Stela Maris recebe a faixa de Miss Pelotas de 1955

Stela Maris Aquini foi eleita a Miss Pelotas 1955. Oito candidatas participaram do concurso realizado no dia 21 de abril no Clube Caixeiral, daquele ano.
Deborah Asmus, Dóris Damé, Edelma Zabaleta, Fany Leite, Leda Fernandes, Loila Weymar, Marylaine Bauer da Silva e Stela Maris Aquini desfilaram para uma plateia que lotava o salão do clube. Entre os convidados de honra do evento estava a professora Ezilda Lisboa da Silva, ex-Miss Rio Grande do Sul 1939.

Fotos e brinde

A jovem eleita recebeu a faixa, oferecida pelo Caixeiral, da sua predecessora, Miss Pelotas 1954, Gladys Caruccio. Na sala de honra do clube, Stela Maris foi muito fotografada e brindada com espumante, além de ter recebido muitos elogios.
A pelotense concorreu ao Miss Rio Grande do Sul, posteriormente, mas naquele ano, a vencedora foi Rosa Lúcia Alamon, de Bagé.

Fonte: A Alvorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; Revista Odisseia

Há 100 anos

Posse de intendente é finalizada com baile

Com toda solenidade foi realizada em Bagé a posse dos novos administradores do município: intendente: Carlos Cavalcanti Mangabeira; vice-intendente, major Adolpho Dupont, e conselheiros municipais. O ato foi assistido por uma multidão. O coronel Tupy Silveira, que deixava o mandato, discursou.
Após a cerimônia de posse, foi inaugurado na galeria de honra do município o retrato do coronel Tupy Silveira. O evento foi finalizado com um brinde de espumante, acompanhado por doces finos. Após foi realizado um baile de boas vindas ao novo intendente/prefeito.

Fonte: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais