Sol e calor marcam a abertura oficial do Carnaval de Pelotas na tarde deste sábado (26), no sambódromo da região do Porto. Mais de 1,6 mil foliões entraram na passarela pela Banda Empolgação, que já é tradicional na cidade, para marcar a entrega das chaves de Pelotas pelo prefeito Fernando Marroni (PT) ao Rei Momo Rodrigo Talabi. O Carnaval de Passarela que teve início na sexta-feira com o concurso dos blocos Burlescos se consolida pela participação do público e os espetáculos das agremiações.
A Associação das Entidades Carnavalesca de Pelotas (Assecap) adiantou que todos os ingressos nas arquibancadas foram vendidos, mesmo assim ainda tinha folião tentando um espaço para acompanhar as escolas de coração que vão desfilar entre sábado e domingo. Inara de Souza Barcelos, 72, estava muito animada com a banda Empolgação. Ela garante que vai ter fôlego para participar de todas as noites e já mostrou que tem samba no pé.
E ela não se arrependeu. A Banda Empolgação levou para a passarela muitos hits que marcaram a história da folia e os arranjos de canções atuais que animam os mais de 1,6 foliões só com abadá, sem contar com o público da arquibancada que pulou junto com os integrantes. Como havia prometido, o figurino da Corte do Carnaval foi um show à parte, além do brilho e muito samba do rei momo, rainhas e princesas que acompanharam o mestre-sala e porta-bandeiras da Empolgação pelos 280 metros de passarela. Entre os foliões há espaço para todas as idades e diversidades. De acordo com o presidente da banda, Marcos Ferreira, é uma honra fazer a abertura oficial do Carnaval de Pelotas.
Na plateia, Julieta Caetano, 80, e a irmã Mariete Caetano, 71, foram assistir a programação da tarde e estão decidindo que vão à passarela no domingo para torcer pela escola de coração, a Academia do Samba, que este ano concorre ao título. O presidente da Assecap, Edson Luiz Planella, só tem a agradecer ao público que compareceu. “A expectativa foi atingida daquilo que nós esperávamos. A estrutura correspondeu e acho que nós avançamos muito em termos de estrutura. O ano que vem, eu acho, que não tem mais tensão de governo, vamos ajustar o calendário”, projeta.
O prefeito Fernando Marroni, ao entregar as chaves da cidade, parabenizou a Assecap que conseguiu, num curto espaço de tempo, com toda dificuldade, retomar o Carnaval de Pelotas. “É o Carnaval da Reconstrução. Está muito lindo. O povo de Pelotas gosta de Carnaval. Ano que vem vai ser bem melhor,” destaca.
Segurança
De acordo com o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM), até a tarde deste sábado, não havia sido registrado nenhuma ocorrência. Para a noite está programado o concurso das bandas, com sete concorrentes. Domingo será a vez das Escolas de Samba Mirim e Grupo Especial. A apuração será na terça-feira.