Programação da Festa de São Cristóvão começa nesta quinta-feira
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Setembro de 2024

Celebração

Programação da Festa de São Cristóvão começa nesta quinta-feira

Com missas diárias, o ápice do evento acontece com a procissão de motoristas no domingo

Por

Programação da Festa de São Cristóvão começa nesta quinta-feira
Tradicional procissão passará pela igreja. (Foto: Jô Folha)

A Paróquia São Cristóvão comemora o seu aniversário de 39 anos e a celebração inclui a tradicional festa e procissão motorizada. Neste ano, o lema é “Com São Cristóvão caminhamos na construção da paz”, que foi escolhido considerando os grandes conflitos que acontecem no mundo atual.

A ideia é zelar pela paz e incluir o contexto das estradas, das famílias e do dia a dia em geral. A organização do evento espera mais de mil motoristas participando na procissão de domingo (28), considerado o ápice da comemoração.

Criada em 1985, a Festa de São Cristóvão nasceu por intervenção do bispo diocesano Dom Jayme Henrique Chemello, que expressou incômodo com a quantidade de acidentes com morte que aconteciam em Pelotas, especialmente na avenida Fernando Osório, chamando-a como “corredor da morte”. Coube, então, ao Padre José Schramm concretizar sua intenção. Assim, em julho daquele ano, foi inaugurada a Paróquia São Cristóvão, próxima à “Curva da Morte”.

Proteção aos motoristas

Nas datas de celebração, são lembrados, especialmente, motoristas de caminhão, de transportes coletivos, mototaxistas e todos aqueles que transportam pessoas e enfrentam os riscos das estradas e ruas. “São os motoristas que recebem a proteção de São Cristóvão e por eles nós rezamos, pedimos e agradecemos. Para que todos nós tenhamos paz nas ruas, no trânsito, nas estradas; para que tenhamos vida e segurança”.

Programação

A partir de quinta-feira (25) se dá início ao tríduo (missas diárias em honra ao padroeiro), e no domingo a grande procissão dos motoristas, que recebem a bênção em frente à Igreja de São Cristóvão, ao final do percurso. A procissão será seguida por um almoço da comunidade e uma missa de encerramento, presidida por Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas.

A organização destaca que devido aos acontecimentos decorrentes das enchentes e toda a mobilização da população e da comunidade, o almoço dos caminhoneiros foi adiado para a edição do próximo ano.

Quinta-feira (25) – às 19h – 1ª noite do tríduo em honra a São Cristóvão

Sexta-feira (26) – às 19h – 2ª noite do tríduo em honra a São Cristóvão

Sábado (27) – às 18h – 3ª noite do tríduo em honra a São Cristóvão

Domingo (28) – às 8h30min – Procissão Motorizada em honra a São Cristóvão / às 13h – Almoço dos motoristas no salão paroquial / às 18h – Missa Festiva com Ordenação Diaconal

Acompanhe
nossas
redes sociais